sábado, 20 de julho de 2013

Que Saudades da Champions League!

Estou mais do que ansioso para o início da próxima temporada na Europa. As equipes de lá dispõem de um calendário muito bem planejado permitindo que os atletas joguem sem se cansarem, sirvam às suas seleções sem terem de desfalcar seus times e, principalmente, possam fazer boas pré-temporadas, como as que estão acontecendo neste momento. Em um desses amistosos preparatórios, o Arsenal enfiou 7x1 em seu adversário! Só para comparar: os times daqui mal conseguem fazer um 2x0 em cima de um Inter de Limeira em um jogo-treino. Vergonha!

Fico feliz em saber que muitos dos times que eu aprecio estarão nesta edição da Champions, embora alguns ainda necessitem passar pelas etapas classificatórias.

Barcelona, Arsenal, Borussia Dortmund, Bayern München, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Atlético de Madrid e Ajax têm bons jogadores de bola, com meios-campos criativos e ofensivos. A maioria dos times que eu mencionei também sabe trocar passes e jogar com a bola no chão. E quase todas as equipes mencionadas contam com elencos leves, que não dependem dos brucutus e da marcação covarde para vencerem suas partidas. Ficarei muito satisfeito se qualquer um deles triunfar. Aqui no Brasil, estamos condenados a assistir aos pernas-de-pau elevados ao status de ídolos simplesmente porque eles marcam bem e protegem a zaga com eficiência. Mas fazer um drible, um passe ou uma finalização bem feita vocês não sabem, não é? E os "professores" dão respaldo pra esses caras por mais cartões que esses atletas recebam.

Outra diferença marcante entre o futebol europeu e o brasileiro é que os clubes têm muito mais cordialidade e respeito entre si. Tanto é verdade que os grandes rivais Bayern München e Borussia Dortmund concordaram em realizar um torneio amistoso apesar do desgaste gerado pelo "Caso Götze". Aqui no Brasil, os dirigentes colocam os interesses pessoais acima de qualquer coisa e os clubes não se relacionam bem em decorrência disto. Se os cartolas brasileiros deixassem seus orgulhos de lado e se unissem, teríamos um futebol muito melhor em todos os sentidos.

Por fim, falemos em termos de infra-estrutura: os gramados dos estádios daqui estão uma vergonha. Mesmo durante a Copa das Confederações, era visível a enorme quantidade de buracos na grama. Isso só pra ficar no campo.

Estou ansioso pelo retorno do futebol europeu para ter o privilégio de assistir a craques de verdade atuando e ver futebol bem jogado. Enquanto isso, estamos condenados a ver aquele show de horrores do Campeonato Brasileiro, com muitos passes errados, faltas cometidas, esquemas táticos covardes, treinadores retranqueiros, arbitragem ineficiente e dirigentes sem comprometimento. Ainda bem que existem jogadores como Alex Cabeção, D'Alessandro e Bernard para salvar minha paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário