terça-feira, 2 de julho de 2013

Será que Agora Vai?

Chegaram Alan Kardec e Mendieta. Estão de saída Maikon Leite e Maurício Ramos. Assim será o Palmeiras no segundo semestre de 2013.

O Kardec eu já conheço desde os tempos do Vasco, clube que o revelou. Passou por muitos altos e baixos no Internacional, Benfica, Santos e no próprio time cruzmaltino. Também esteve na Seleção Brasileira Sub-20 no mundial de 2009, quando fez boas exibições. É um atleta que, acredito eu, pode resolver uma partida se estiver aprumado.

O Mendieta eu não conheço, mas dou um voto de confiança ao paraguaio, levando em conta o bom retrospecto dos gringos no Verdão, como Rincón, Asprilla, Arce, Barcos e Armero. Segundos os jornais, o meia pode atuar centralizado ou aberto pela direita.

E há, ainda, a possibilidade de chegarem Felipe Menezes, Luís Ricardo e Sebastián Eguren.

Como eu escrevi em outros posts, não podemos esperar que os atletas venham e resolvam os problemas do Palestra logo de cara, mas como o nível da Série B é baixo, eles terão muito tempo e espaço para se entrosarem e se firmarem no elenco.

Gostaria, no entanto, que o treinador Gilson Kleina fizesse algumas mudanças no esquema tático. Espero que o Kleina monte um elenco mais leve e mais ofensivo. Chega desse negócio de colocar três volantes em campo! O Palmeiras está disputando a Série B e não a Libertadores ou a Champions League! Com todo o respeito aos adversários que o time paulista vai enfrentar, nenhum deles tem a história ou a tradição do manto alviverde.

Minhas sugestões? Fazer um esquema de dois meias de criação e três atacantes, ou de três meias de criação e dois atacantes. Colocar a equipe para tocar a bola e priorizar a criação de oportunidades. O Palmeiras não deve apenas buscar a vitória mas precisa, também, mostrar em campo que é muito superior aos seus adversários.

O Palmeiras deve também montar um elenco já pensando a longo prazo. O retorno para a Série A será questão de tempo, a menos que aconteça um desastre muito grande. É preciso, portanto, entrosar o elenco e dar padrão tático à equipe. E a Série B, novamente, será o cenário ideal para que tais metas sejam atingidas.

Boa sorte ao Palmeiras. Agora, o Brasileirão Série B começou de verdade. Consigam o título mas, acima de tudo, honrem as estrelas que a camisa ostenta, mostrando futebol bonito e ofensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário