quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ainda Tem Volta

O que eu escrevi sobre o Atlético Mineiro nas últimas semanas, continua valendo: vou torcer para que o Galo levante sua primeira taça na Copa Libertadores na próxima semana e mostre que futebol se vence na bola, e não do jeito horroroso que o vulgar Olimpia vem apresentando.

Os paraguaios fizeram um monte de faltas em campo, jogavam um futebol estritamente defensivo e criavam chances só no contra-ataque e na bola parada. Como se isso não fosse o bastante, foram encontradas pedras no gramado, possivelmente arremessada por torcedores. Vê se pode isso em um torneio internacional como a Libertadores. Neste ano, um incidente desse tipo custou a vida de uma criança.

O Galo, por sua vez, teve a ausência de Bernard sentida em campo. A equipe, como sempre, correu muito em campo, mas parece ter ficado sem gás na hora de finalizar. Muitos gols considerados fáceis foram perdidos pelos atacantes atleticanos.

Toda vez que um time retranqueiro e faltoso como este Olimpia vence um campeonato, o futebol perde pois isso mata o caráter artístico do esporte e faz parecer que basta ter músculos para ganhar uma partida. Eu sempre lamento quando vejo equipes como Chelsea, Milan e PSG triunfando por aí.

Esse negócio de jogar com garra é coisa de time pequeno. Time grande se impõe tecnicamente e mostra sua autoridade em campo sem precisar de violência. Só times pequenos dependem exclusivamente da garra e da raça de seus atletas, uma vez que não dispõem de recursos técnicos ou de habilidade para vencerem uma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário