segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Longo Prazo

Imagem extraída do Facebook oficial do Santos FC-
http://www.facebook.com/santosfc

Ok, eu demorei para comentar a respeito, mas acredito que a diretoria do Santos deu uma dentro em meio a tantos equívocos.

Na contramão da sede por títulos e da necessidade de "esquecer" Neymar, o Santos efetivou o treinador interino Claudinei Oliveira. Eu vejo tal atitude como uma decisão acertada e um investimento que poderá trazer muitos lucros ao Peixe a longo prazo.

O Santos cometeu o mesmo erro duas vezes só neste século com relação às suas joias: revelou Diego e Robinho no começo do século, perdeu os dois para a Europa e o time voltou a ser uma equipe comum porque não havia um planejamento para dar continuidade ao bom trabalho que estava sendo feito entre 2002 e 2005. Aconteceu o mesmo com Neymar e Ganso, e o time praiano perdeu o rumo porque não havia nenhum atleta pronto para herdar o legado dos dois atletas.

Claudinei vem fazendo justamente o que treinadores anteriores deveriam ter feito: dar oportunidade a mais garotos da base e prepará-los para serem titulares assim que estiverem maduros. Todos estavam conscientes que Neymar e Ganso algum dia deixariam a Vila Belmiro, mas nenhum reserva foi preparado para sucedê-los. O resultado é o que você vê: um time irregular e garotos esforçados, porém, ainda verdes para lidar com a responsabilidade de manter o Santos jogando no mesmo nível de antes.

O Peixe, infelizmente, não briga por títulos nesta temporada. O time praiano vai se limitar a dar quilometragem às suas novas joias e preparar uma equipe competitiva para as próximas temporadas. Claudinei, que tem experiência com os meninos nas bases, é a pessoa mais indicada para trabalhar com os novatos e ajudá-los a lidar com as dificuldades desta nova fase de suas vidas.

E é justamente por isso que peço ao torcedor santista: tenham paciência. O clube dará um passo atrás para dar dois adiante no futuro. O provável jejum de títulos em 2013 não deve ser visto como uma maldição, mas como um investimento.

Não se pode plantar as árvores hoje ao anoitecer esperando que elas deem frutos amanhã pela manhã: é preciso semear, cuidar, cultivar e amadurecer para só, então, colher.

Em tempo: Claudinei, por favor, não recue o time em prol dos resultados a curto prazo. Escale um time com muitos armadores, atacantes e ofereça liberdade para que todos eles possam se movimentar, driblar e trocar passes. Você terá muito mais a ganhar se o time jogar no ataque! Ousadia e alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário