domingo, 29 de setembro de 2013

Os Últimos Serão os Primeiros?

Alguém pode me explicar o que foi essa rodada no final de semana? Três times que até pouco tempo atrás ocupavam a parte inferior da tabela derrubaram equipes que estavam lutando pela parte superior.

O Botafogo perdeu em casa para a fraquíssima Ponte Preta, vice-lanterna da competição. O Glorioso que era visto como favorito ao título agora corre o risco até mesmo de ficar de fora da Libertadores 2014. Já são três derrotas consecutivas no Brasileirão. Eu realmente não compreendo o que há com o Fogão. Ano após ano, a equipe larga bem no campeonato mas perde o rumo na metade final da competição. Foi assim em 2007 e em 2010.

Há alguns meses atrás, eu via o Coritiba não apenas na Libertadores, mas também como candidato ao título. Fiquei muito animado com o retorno de Alex Cabeção ao clube e também com a contratação do esforçado Bottinelli. O Coxa, no entanto, já não vinha bem na competição devido a algumas lesões de Alex e agora levou uma goleada inacreditável do Náutico que já está virtualmente rebaixado. Méritos a Maikon Leite: o ex-santista, quando não está lesionado, pode resolver uma partida.

Por fim, ainda não acredito no que acontece com o Corinthians. O Timão acabou de ser campeão mundial e teve apenas Paulinho como grande perda. O que acontece no Parque São Jorge? O volante é tão insubstituível assim? Há alguma insatisfação no elenco? Problemas com o treinador? Crise política? Salários atrasados? Não vejo nenhum desses sintomas no Coringão. Uma derrota por 4x0 ante a Portuguesa com direito a pênalti desperdiçado por Guerrero é sinal de que há algo grave em Itaquera. Mais parece que a doença que assolava o meu Tricolor há alguns meses atrás contaminou o Corinthians. Até mesmo as penalidades desperdiçadas aparecem no diagnóstico.

Apesar de tudo o que escrevi aqui, não posso tirar os méritos das três equipes que estão lutando para se salvar da queda. A Lusa, inclusive, já somou a sua quarta vitória consecutiva e já está bem longe da zona de rebaixamento. O Timbu e a Macaca ainda lutam para escapar mas, pelos resultados mostrados, ainda há alguma esperança. As equipes devem se lembrar, no entanto, que ainda há um caminho muito longo a percorrer e os elencos não podem se deixar empolgar pelos bons resultados do fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário