terça-feira, 10 de setembro de 2013

Méritos

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
http://www.facebook.com/fcbarcelona

Faltam três rodadas para definir as seleções sul-americanas que irão representar o continente em 2014, mas não consigo deixar de expressar a minha satisfação em ver o Chile de Alexis Sánchez, a Colômbia de Falcao García e a Argentina de Lionel Messi nas três primeiras posições.

O Chile, a Colômbia e a Argentina são três seleções que não se rendem ao futebol eficiente e utilizam o talento de seus atletas para envolver o adversário com jogo coletivo e ofensivo. Outro detalhe comum entre as três equipes é o fato de todas serem comandadas por treinadores argentinos -Jorge Sampaoli no Chile, José Pekerman na Colômbia e Alejandro Sabella na Argentina.

A geração atual de atletas também ajuda muito. A escola chilena de futebol vem passando por profundas transformações desde a passagem de Marcelo Bielsa pela Roja: todos os jogadores chilenos sabem tocar a bola, atuam coletivamente e se destacam pela leveza. A Colômbia, por sua vez, conta com uma geração muito talentosa de atletas, como James Rodríguez, Jackson Martínez, Juan Cuadrado e, claro, Falcao. A Argentina, por fim, dispensa comentários: conta com excelentes atacantes, inclusive com Messi, o melhor do mundo.

O futebol sul-americano, infelizmente, está cada vez mais rico em força e cada vez mais pobre em talento. Nossos poucos craques estão indo embora cada vez mais cedo para a Europa e os atletas que permanecem no continente se destacam muito mais pelos músculos do que pela técnica. É só ver como foram as últimas partidas na Copa Libertadores com um time pior do que o outro. Pelo mesmo motivo, jogadores que sabem tratar a bola com carinho sempre fazem toda a diferença no gramado mesmo em fim de carreira porque não há praticamente nenhum garoto capaz de pensar e organizar o jogo na América do Sul. Riquelme e Alex Cabeção, por exemplo, têm 35 anos mas colocam muitos garotos no chinelo.

Independente do resultado final das Eliminatórias Sul-Americana, vou torcer para que as três seleções -Chile, Colômbia e Argentina- se classifiquem para a Copa de 2014 e mostrem que ainda temos espaço para o futebol bem jogado e para os artistas da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário