segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Amizade

Imagem extraída do Facebook oficial de Daniel Alves-
http://www.facebook.com/DaniAlvesD2

O mundo é repleto de vaidade, ambição, egoismo e competição, e isso não apenas no futebol. Muitos valores são perdidos em nome de objetivos mesquinhos e a curto prazo. Em um cenário como esses fica difícil até mesmo acreditar na existência de uma amizade verdadeira.

Qual a minha surpresa ao ler hoje as notícias nos sites esportivos e encontrar algumas declarações do francês Éric Abidal? O lateral-esquerdo que, recentemente recuperou-se de um tumor maligno no fígado, revelou que seu ex-colega e amigo Daniel Alves candidatou-se a doador para o francês. O procedimento não teria sido possível pelo fato de Dani Alves ser um esportista -Abi recebeu parte do fígado de um primo.

A amizade entre os dois laterais chamou a minha atenção. Há alguns meses atrás, Dani Alves passou a usar a camisa 22 (que pertencia a Abidal) para homenagear o ex-colega e chegou a declarar que o clube catalão não foi respeitoso com o amigo francês.

Paulo César Caju atribuiu o sucesso de alguns times justamente pelo fato de haver algo mais do que união no elenco: é o fato de haver amizade entre os atletas. Segundo o ex-atleta, jogar com amigos cria uma satisfação em jogar, em trabalhar, em contribuir com o grupo. E, convenhamos, nada como trabalhar em uma empresa onde o ambiente é agradável.

São louváveis as atitudes de Daniel Alves em arriscar o próprio sucesso profissional ao oferecer o próprio fígado para ajudar o companheiro e ao criticar o Barcelona publicamente para defender o amigo. E me surpreende a gratidão de Abidal ao exaltar publicamente a amizade entre os dois laterais. Rechaça a crença de que entre pessoas públicas só existem relacionamentos de fachada, apenas para que os famosos pareçam boas pessoas frente às câmeras.

Pode ter a certeza de que o futebol e também o mundo seriam muito melhores se as pessoas deixassem de pensar apenas nos próprios umbigos e deixassem algo mais edificante às atuais e às futuras gerações. E os dois laterais já nos presentearam com uma lição de vida -a luta e superação de Abidal contra o câncer- e de amizade -os gestos de Dani Alves ao arriscar a própria carreira em favor de uma amizade verdadeira.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário