sábado, 14 de setembro de 2013

Beleza, Ofensividade e Liderança

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
http://www.facebook.com/fcbarcelona

Enquanto o decadente futebol brasileiro continua um show de brutalidade, os grandes times europeus estão dando um show de bola nos gramados.

O meu Barcelona mudou de técnico (saiu Tito Vilanova, entrou Tata Martino) mas não mudou o estilo. O "Tiki-Taka" continua fazendo muito sucesso por mais que os detratores afirmem que o Barça está ultrapassado. A mais recente vítima foi o esforçado Sevilla que levou 3x2 dos catalães. Ainda no Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid derrotou o Almería por 4x2. Méritos para o treinador Diego Simeone que vem fazendo um bom trabalho desde 2012 quando assumiu a equipe colchonera. Os dois treinadores argentinos estão dividindo a liderança da competição.

Na Alemanha, o meu Borussia Dortmund aplicou uma surra no irregular Hamburger -6x2- e continua com 100% de aproveitamento na Bundesliga, seguindo com a liderança isolada na competição. No mesmo campeonato, o Bayern München fez 2x0 no Hannover e mostra que o estilo de Guardiola pode, sim, ser combinado com o futebol vertical do Bayern.

Na Inglaterra, o Arsenal foi visitar o Sunderland e marcou 3x1 nos donos da casa. O alemão Özil, pelo visto, se adaptou rapidamente ao futebol inglês e ao estilo técnico de Arsène Wenger. Os Gunners, com o resultado, irão dormir na liderança da Premier League.

Das equipes que eu mencionei, todas jogam com a bola no chão e trocando passes, com a exceção do Bayern. Nenhuma delas prioriza a marcação em detrimento à técnica. Nenhum desses times se acovarda e sempre tenta criar oportunidades de gol.

Depois de ler tudo isso, gostaria que os "professores" me respondessem: por que não podemos fazer como os europeus e implantar um futebol mais técnico e mais ofensivo no Brasil? Como os próprios resultados mostram, jogar na ofensiva é muito eficiente e garantiu a ponta da tabela a três dos times que eu mencionei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário