quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Abre o Olho, Juiz!

Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras-
http://www.facebook.com/sePalmeiras

Assisti ao jogo entre Avaí e Palmeiras. E já vou afirmando que os cartões amarelos para Valdívia e Henrique foram injustos. No jogo anterior contra América-MG ocorrido no sábado, o mesmo Valdívia e Alan Kardec exibiram marcas de agressões que teriam sido ignoradas pela arbitragem. Ainda no sábado, houve um gol mal anulado do Cruzeiro por conta de um equívoco do árbitro.

As reclamações contra a arbitragem não são nenhuma novidade. Mesmo assim, juízes e bandeirinhas ainda cometem erros frequentemente e, com isso, acabam por interferir no resultado das partidas e até mesmo nas decisões de campeonato.

Qual o problema da arbitragem brasileira? Será que os juízes e bandeirinhas não estão sendo instruídos de forma adequada? Ou será que falta de competência? Muito mais fácil, sem dúvida, seria a adoção de recursos tecnológicos como câmeras, assim como acontece no vôlei e no tênis. As entidades responsáveis, no entanto, relutam com todas as forças a adoção de tecnologia em campo e alguns campeonatos regionais preferiram, ao invés disso, colocar mais dois homens atrás do gols para tentar amenizar os equívocos nos gramados. No entanto, eu questiono: por que as imagens e declarações divulgadas pela televisão sempre são usadas como argumento para punir atletas e treinadores? Me parece uma grande hipocrisia vetar o uso de câmeras durante as partidas mas se valer delas para punir jogadores e treinadores.

Os clubes pouco podem fazer para reverterem a decisão da arbitragem. Nenhum jogo pode ser remarcado por mais que se prove que os juízes erraram em campo. E os atletas e treinadores têm medo de reclamar porque temem punições.

Até quando os times terão de sofrer em silêncio nas mãos da arbitragem? Será que ninguém na CBF se conscientizou de que há clubes sendo prejudicados com os equívocos dos homens do apito?

E o problema não é exclusividade do Brasil. Na Copa Libertadores deste ano, a arbitragem cometeu erros cruciais contra Corinthians no jogo de volta com o Boca Juniors. E na Copa do Mundo de 2010, um gol de mão de Luis Fabiano contra a Costa do Marfim foi validado, enquanto um gol legítimo de Frank Lampard contra a Alemanha foi anulado.

E, mesmo assim, todos relutam em adotar a tecnologia para coibir as falhas da arbitragem. Por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário