quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Zizou, o Gentleman dos Gramados

Imagem extraída de http://www.facebook.com/RealMadrid

Numa época em que os artistas da bola estão em extinção, o You Tube é a salvação para os saudosistas que viveram a época de Pelé e também para os entusiastas do futebol-arte ansiosos por lances bonitos. E em uma dessas incursões no You Tube, eu encontrei vídeos de um grande artista francês, daqueles que podemos comparar a Pelé, Maradona, Puskás, Mestre Cruyff e outros sem cometer nenhuma heresia.

Zinedine Yazid Zidane. Os brasileiros, sem dúvida, lembram-se com mágoas do maestro francês. Tudo aconteceu naquele dia 12 de julho de 1998 quando Zizou marcou dois gols e adiou por quatro anos o sonho do penta. Eu, no entanto, curvo-me ante a elegância do marselhês e de seu futebol artístico, mesmo sendo torcedor do Barcelona, lembrando que Zidane foi atleta do Real Madrid e tem forte ligação com o time merengue.

O que Zidane fazia com a bola fazia o futebol parecer simples. Seu jogo era dotado de uma elegância ímpar, com dribles, molejo, velocidade e precisão. Não obstante, Zizou era alto e forte, utilizando seu tamanho e força para vencer divididas e fazer muitos gols de cabeça. A bola parada também era uma de suas especialidades.

Zidane destacava-se individualmente, mas também sabia utilizar seus talentos em benefício do jogo coletivo. Ele deixava os atacantes na cara do gol quando estava impossibilitado de subir à área adversária. E o fazia com passes dotados de uma precisão cirúrgica. O grande Paulo César Caju comparou o estilo de Zizou com o do Divino Ademir da Guia.

Ao torcedor brasileiro, peço para que deixe as rixas com a França de lado e assista aos lances geniais de Zidane. Tudo bem que no DVD tudo fica mais bonito, mas posso garantir que Zizou não era nenhuma fraude e que conquistou todos os seus títulos merecidamente. Você vai se encantar com o talento do craque francês.

Just Fontaine, Platini, Henry e Ribéry que me perdoem, mas Zizou foi o maior jogador francês que eu vi em campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário