sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Por que o Barcelona Ainda É o Maior do Mundo?

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
http://www.facebook.com/fcbarcelona

Mesmo com a temporada perfeita do Bayern München em 2012-13 (merecidíssima, diga-se de passagem), ainda considero o Barcelona o maior time do mundo.

Não, eu não tenho nenhum sentimento de amargura ou ressentimento pelas duas goleadas que o time de Munique aplicou no meu Barça neste ano, muito pelo contrário: o Bayern jogou um futebol espetacular unindo o melhor da técnica e da força física. Não foi nenhuma vergonha ter perdido para uma equipe tão valorosa e que soube vencer o Barcelona na bola.

A questão, no entanto, é que outros treinadores têm um profundo medo do Barcelona. Nenhum deles teve a competência ou a ousadia de vencer o time catalão jogando futebol e preferiram erguer um muro no meio-de-campo para impedirem os Blaugranas de jogar e apostarem em contra-ataques. Como se isso não fosse o bastante, muitos desses times fizeram cera e um monte de faltas. Cadê o respeito ou o fair play que a FIFA tanto prega?

Vejam o PSG e o Milan que tentaram (inutilmente) parar o Barça fazendo aquelas patéticas duas linhas de quatro jogadores no campo de defesa. E, pelo jeito, colocar oito homens na frente do gol não foi suficiente para deter Messi e seus companheiros. Os dois adversários foram eliminados da Champions League merecidamente.

Que tal a suposta política de alguns dirigentes para tentarem "desarticular" o Barcelona, inflacionando as transações e cooptando ex-atletas do clube catalão para se tornarem dirigentes? Não sei se isso é verdade, mas se for, mostra o quanto os dirigentes dos tais clubes são recalcados e baixos porque não têm competência para montar equipes competitivas para vencer o Barça nos gramados.

E o que dizer do "Tiki-Taka", considerado chato e monótono pelos detratores? A grande maioria das pessoas do mundo da bola, no entanto, considera o jogo do Barça uma obra de arte. O que o Barcelona faz é um jogo inteligente, ofensivo e eficaz ao mesmo tempo. Os Blaugranas mantêm a posse de bola o tempo todo ao mesmo tempo que impedem o adversário de jogar. Tocar a bola também impede que os jogadores do time catalão se cansem e ainda deixa os adversários fracos e cansados porque passam a partida inteira tentando tirar a bola de Messi e seus companheiros. E o "Tiki-Taka" é tão fascinante que nenhum treinador se atreveu a mudar o esquema só porque o Barça foi eliminado por uns times retranqueiros em outras temporadas. Obrigado, Mestre Cruyff e Josep Guardiola por terem desenvolvido um estilo de jogo tão belo quanto eficaz!

Não podemos, claro, deixar de mencionar a infra-estrutura exemplar do clube que investe em categorias de base, instalações impecáveis, formação de atletas, valorização dos ex-ídolos (que trabalham nas categorias de base ou na administração do clube), filosofia de jogo bem definida, etc.

O Barcelona é o maior do mundo justamente por ser o time mais visado e invejado do mundo. A grande maioria dos que criticam o clube catalão, no fundo, têm grande inveja de sua infra-estrutura e filosofia de jogo exemplares. E, como diz o ditado, "a sua inveja faz a minha fama".

Nenhum comentário:

Postar um comentário