segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Borussia Mostra Suas Armas

Imagem extraída do Facebook oficial do Borussia Dortmund-
http://www.facebook.com/BVBorussiaDortmund09

Eu não falei? Começa temporada, termina temporada, e o "Mágico" Jürgen Klopp sempre ajeita o time de novo após as perdas. O que esse cara faz no Borussia Dortmund é algo impressionante.

Sem os recursos financeiros para trazer grandes estrelas (à exceção de Marco Reus, que estava arrebentando em 2011-12 pelo Borussia Mönchengladbach e pela Seleção Alemã), Klopp sempre aposta nas suas categorias de base ou em garotos para compor o elenco. Seus últimos investimentos foram o grego Sokratis Papastathopoulos, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang e o armênio Henrikh Mkhitaryan. Este último, por sinal, foi o herói da partida de ontem contra o Eintracht Frankfurt ao marcar os dois gols contra os donos da casa.

Muita gente se perguntava como seria o Borussia Dortmund sem Mario Götze. A saída do camisa 10 foi um golpe muito duro à equipe do Vale do Ruhr. Eu também ficaria muito preocupado se eu não conhecesse o trabalho do "Mágico", que soube repor as perdas de Nuri Şahin (que já está de volta) e de Shinji Kagawa em temporadas anteriores. Planejamento, observações e um pouco de sorte fazem o trabalho de Klopp gerar resultados a curto e a longo prazo.

Que tal o desempenho do time aurinegro até o momento? A equipe de Marco Reus está com 100% de aproveitamento na Bundesliga com quatro vitórias em quatro jogos. O time de amarelo também se vingou do Bayern München por 4x2 na Supercopa da Alemanha a despeito do Borussia estar desfalcado de Piszczek e sem um camisa 10 (o volante Şahin foi escalado para a vaga de Götze na ocasião).

E o que dizer a respeito do futebol que o time de amarelo joga? Toque de bola, leveza, jogadas velozes, tabelas, liberdade para os volantes e laterais apoiarem, e muito jogo coletivo. E nada de se acovardar ante adversários com mais títulos ou poder financeiro: o Borussia enfrenta qualquer rival de igual para igual, impondo o seu ritmo e trocando passes quase como um Barcelona alemão. É sempre muito agradável assistir a uma partida do Borussia Dortmund.

Para esta temporada, eu gostaria muito de ver um confronto entre o Borussia e o meu outro time de coração, o Barcelona. Eu estava ansioso para que Dortmund e Barça fizessem a final na temporada passada na Champions League, mas o Bayern estava em um momento iluminado e adiou o meu sonho. Um confronto entre Barça e Borussia seria um grande espetáculo, com muito futebol bonito e duas equipes com estilos de jogo muito semelhantes.

Boa sorte ao Borussia Dortmund! Vocês têm elenco e futebol para brigar pelos troféus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário