terça-feira, 10 de setembro de 2013

O que Esperar de Muricy?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo FC-
http://www.facebook.com/saopaulofc

Não sei o que deu na cabeça dos dirigentes do São Paulo, mas o Tricolor demitiu o treinador Paulo Autuori e contratou Muricy Ramalho, que o torcedor vem pedindo desde a saída de Ney Franco em julho.

Sou muito grato ao treinador pelos três títulos nacionais consecutivos (2006, 2007 e 2008) mas o futebol do Muricy não é o que me agrada, primando muito mais pela defesa e "eficiência" do que pela técnica ou talento. Seus últimos trabalhos no Palmeiras, Fluminense e Santos se notabilizaram pelos volantes demais e armadores de menos.

Admito, no entanto, que Muricy poderá contribuir trabalhando o lado psicológico do jogador. O elenco está desmotivado e não parece mais gostar de jogar futebol. Muricy tem identificação com o Tricolor (ele foi jogador do clube nos anos 70 e também auxiliar do Mestre Telê nos anos 90) e já recuperou o abalado Soberano em outros momentos críticos, como as eliminações nas Libertadores de 2006, 2007 e 2008.

O cenário em 2013, no entanto, será o mais desafiador em todos os seus anos de São Paulo: a equipe está na zona de rebaixamento, vive um momento conturbado no cenário político e isto está refletindo no desempenho em campo. As últimas entrevistas de Paulo Autuori deixaram transparecer tais problemas.


Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo FC-
http://www.facebook.com/saopaulofc

Sobre a saída de Autuori, acredito que ela foi injusta. O treinador carioca foi o menos culpado pelo cenário desolador no qual o time se encontra. Seu perfil, no entanto, não é o que o São Paulo precisa neste momento. É necessário um treinador capaz de motivar o time, e Autuori demostrava muita insegurança nas entrevistas e à beira do gramado. Como torcedor, sempre quis ver o treinador tricampeão mundial de volta ao Morumbi, mas no cenário atual ele não teria como repetir o bom desempenho de 2005.

Como crítico de futebol, não espero um jogo bonito do São Paulo. A pressão por resultados provavelmente fará o Tricolor se apoiar no "futebol eficiente", mais baseado em marcação, contra-ataques e bola parada.

Como torcedor, no entanto, não posso deixar de expressar uma pontinha de otimismo. Com o apoio da torcida e com um treinador capaz de motivar o elenco, acho que há uma esperança para o Tricolor se reerguer e, quem sabe,trazer alegrias novamente ao torcedor -ainda é prematuro falar em títulos.

Obrigado, Paulo Autuori. Você foi muito corajoso ao assumir um time em um momento tão conturbado e reconheço seu esforço. O fato de você ter saído neste cenário tão caótico não diminui, em hipótese alguma, a importância e a memória dos títulos que você ajudou o meu Tricolor a conquistar em 2005.

E seja, bem-vindo de volta Muricy Ramalho. Boa sorte em sua nova (e velha) casa. Que dias melhores venham com o seu retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário