sábado, 7 de setembro de 2013

Hoje Tem Vôlei

Imagem extraída de- http://www.facebook.com/SiteMelhordoVolei

Enquanto o nosso futebol continua envergonhando a nossa tradição no esporte, o vôlei oferece ao brasileiro partidas disputadas, atletas de bom nível e momentos emocionantes.

Começa hoje a Superliga Masculina de Vôlei 2013-14, com o SADA/Cruzeiro recebendo o São Caetano às 21:30h, no horário de Brasília. A presença de jogadores de nossa Seleção, como Éder, Wallace, William e Isac (todos do SADA/Cruzeiro) deverá tornar a partida ainda mais interessante. Os clubes contam, ainda, com o ponteiro cubano Leal (ídolo do Cruzeiro) e o central Michael (ex-Vôlei Futuro, agora atleta do São Bernardo) que também são destaques dos seus respectivos times.

A temporada terá, ainda, mudanças como a adoção dos sets de 21 pontos tornando as partidas mais curtas e também a maior participação dos clubes na gestão do campeonato. Segundo o site da CBV, a transição ocorrerá neste ano e os clubes irão assumir a gestão a partir da temporada 2014-15.

São impressionantes, aliás, as diferenças entre nosso vôlei e o futebol. Aqui, os calendários são bem mais organizados a fim de evitar choques com as competições internacionais e também com os jogos das Seleções -o início da Superliga Feminina foi postergado para que nossas meninas pudessem treinar e disputar o torneio sul-americano no final do mês. A participação dos clubes na gestão do torneio também é algo que irá melhorar muito o nosso campeonato. E, por fim, é bom lembrar que a base de nossas duas seleções é de atletas que atuam no Brasil, o que demonstra que o nível de nossos atletas e dos nossos campeonatos é bom. Tudo o que eu mencionei aqui ainda é um sonho distante no futebol e na CBF.

Claro que o nosso vôlei não é só maravilhas. Muitos clubes, infelizmente, sucumbiram à falta de investimentos no setor. O Vôlei Futuro de Araçatuba e o Medley/Campinas fecharam as portas ao términos da temporada passada por falta de patrocínio. Muitos dos clubes brasileiros dependerão de seu desempenho para garantir sua existência nas próximas temporadas. Novos clubes farão sua estréia nesta temporada, como o Moda/Maringá (que conta com o levantador Ricardinho) e o Vôlei Brasil Kirin (que era o extinto Medley/Campinas). Bem-vindos, estreantes!

Para quem ainda duvida da força de nosso vôlei, basta dar uma olhada como foram as nossas Seleções nos últimos campeonatos: o feminino acabou de ser campeão do Grand Prix 2013 formado praticamente por jogadoras que atuam no Brasil, enquanto o masculino foi vice na Liga Mundial 2013 também formado praticamente apenas por atletas que atuam na Superliga.

Vamos torcer para que as Superligas 2013-14 sejam um grande sucesso para atrair ainda mais investimentos para o setor e manter a continuidade de nossa hegemonia no vôlei mundial! O Brasil já foi o país do futebol e agora tem tudo para ser o país do vôlei!

Fontes:
Melhor do Vôlei: http://www.melhordovolei.com.br/index.php/noticias/nacional/item/5986-duelo-de-centrais-marca-a-abertura-da-superliga-masculina
CBV: http://www.cbv.com.br/v1/noticias.asp?IdNot=18784

Nenhum comentário:

Postar um comentário