segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Gigante Acordou no Esporte

Imagem extraída de http://www.facebook.com/coritibaoficial

Foi com muita satisfação que recebi a notícia de que os principais jogadores de nosso país resolveram levantar a voz contra a CBF e seu absurdo e inchado calendário. A Copa do Mundo, a ser realizada no próximo ano, obrigaria o início dos campeonatos estaduais para o dia 12 de janeiro, o que diminuiria (e muito) as férias dos jogadores. Alex Cabeção, Rogério Ceni, Juninho Pernambucano e outros capitães formaram um movimento, chamado de "Bom Senso FC" e revindicam mudanças no futebol.

Há alguns dias atrás, o Senado aprovou uma Medida Provisória, a MP 620, que limita a reeleição de dirigentes nas entidades esportivas e prevê maior transparência nas finanças. Raí, Ana Moser, Hortência e outros ex-atletas estiveram presentes na votação e comemoraram o resultado. Os ex-esportistas integram um movimento, o "Atletas pelo Brasil", criado com o objetivo de exigir mudanças na gestão do esporte no Brasil.

Quando o meia Alex concedeu aquela brilhante entrevista ao jornal Lance, eu me animei. Críticas à Globo, à CBF e à falta (ou omissão) de consciência política dos atletas e dos jogadores em geral. Durante a entrevista, o jogador do Coritiba fez menção aos protestos ocorridos em julho aqui no Brasil durante a Copa das Confederações. Eu até pensei como seria fantástico se mais atletas pensassem como Alex e se a sua voz ecoasse pelo Brasil. E, pelo jeito, ecoou. Coincidência ou não, Raí e vários outros esportistas também articularam um movimento para exigir melhorias no esporte.

Alguns dirigentes responderam que "os atletas reclamam de barriga cheia" porque recebem altos salários quando comparados até mesmo a profissionais de ensino superior. Mas a grande maioria desses dirigentes sempre se esquiva de questões como salários atrasados ou da falta de infra-estrutura dos clubes. E ninguém explica a absurda quantidade de atletas lesionados em nosso futebol, muitos deles com gravidade. Será que a sequencia de partidas e as férias curtas não têm alguma influência?

O esporte brasileiro precisa de mudanças. Dirigentes que permanecem por anos no poder, estádios caindo aos pedaços, atletas que precisam implorar por verba para disputarem um campeonato no exterior, entre outras injustiças que ficam encobertas no auê do futebol.


Imagem extraída do Facebook oficial de Raí-
http://www.facebook.com/rai10oficial

Será que o brasileiro está prestando atenção no que Alex, Raí, Ana Moser, Rogério, Juninho e outros estão fazendo? Nós mesmos provamos, há três meses atrás, que podemos mudar um país fazendo barulho nas ruas. E agora são os atletas que estão tentando mudar o esporte fazendo barulho na política e na mídia.


Leia também:

-Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/09/1344180-para-rai-o-povo-nas-ruas-criou-o-clima-para-aprovar-limite-a-reeleicoes-de-cartolas.shtml

-Folha de São Paulo- http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/09/1343447-senado-aprova-regra-que-limita-mais-de-uma-reeleicao-a-dirigentes-esportivos.shtml

-Blog do Juca Kfouri: http://blogdojuca.uol.com.br/2013/09/golaco-pontaco-cesta-de-tres-pontos-ou-marcas-historicas-no-senado-escolha/

-Lance- http://www.lancenet.com.br/minuto/LANCE-Opina-jogadores-cansaram_0_999500041.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário