terça-feira, 22 de julho de 2014

A Croácia em Evidência Novamente

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cff.hns/


O desempenho da Croácia na última copa do mundo foi abaixo do esperado, afinal a Hrvatska tinha tudo para avançar às oitavas-de-final, dividindo um grupo com o México em crise e Camarões cheio de problemas internos. Eu realmente lamentei a eliminação prematura da Croácia no último mundial, tanto como torcedor, quanto como apreciador do futebol-arte.

Engana-se, contudo, quem acredita que os esforços da Seleção Croata e do treinador Niko Kovač foram em vão. A seleção enxadrezada jogou um futebol agressivo, ousado, ofensivo e contou com meias bastante criativos, com muita qualidade no passe. As atuações de Modrić, Rakitić, Perišić e Kovačić me agradaram bastante. Dá gosto vê-los trocarem passes, criarem chances de gol e se movimentarem em campo.


Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid


A boa fase de muitos jogadores, contudo, já vinha desde a temporada passada, com destaque para Luka Modrić, o novo maestro do Real Madrid (lembrando que Gareth Bale e Ángel Di María são wingers), que demonstrou boa visão de jogo e também qualidade na marcação. Cheguei a acreditar que havia sido um erro do meia croata em trocar o Tottenham (onde era titular absoluto) pelo clube Merengue (onde Özil era o dono da posição). Um misto de sorte e perseverança fizeram Modrić ganhar a vaga para vencer da Copa del Rey e também a Champions League em 2013-14.


Imagem extraída do Facebook oficial do Sevilla- https://www.facebook.com/SevillaFutbolClubSAD


O meia Ivan Rakitić (foto acima) também veio de temporada fantástica. Sua moral no Sevilla estava tão alta que ele era o capitão dos nervionenses. A conquista do tri na Europa League serviu para coroar a grande fase de Rakitić e, de quebra, permitiu ao capitão oferecer um belo presente de despedida ao seu torcedor, uma vez que o Barcelona tratou de contratá-lo e o meia croata vai defender o clube blaugrana na próxima temporada. Sua contratação seria uma resposta do Barça ao sucesso de Modrić no Real?

A Croácia já era conhecida pelo seu futebol ofensivo desde os tempos em que fazia parte da Iugoslávia, seleção que chegou a ser comparada ao Brasil pela sua vocação ofensiva. E vejo que o gosto pelo ataque continua.

O futebol croata, por enquanto, tem apenas aquela surpreendente campanha de 1998 como referência para a atual geração de jogadores. O sucesso individual de alguns de seus jogadores e as boas impressões deixadas pela Hrvatska em 2012 e 2014, contudo, mostram que os jogadores podem muito mais do que a fase de grupos no futuro. Muitos outros atletas croatas, inclusive, são especulados em grandes clubes como prova de que o futebol da Croácia agradou em 2014.

Kovačić, Rakitić, Perišić e Rebić, que têm 25 anos ou menos, deverão ser as referências para o próximo ciclo. O treinador Niko Kovač também está confirmado.

Espero que o belo futebol croata se mantenha e os jogadores não deixem a peteca cair nesta próxima fase.

Sretno Hrvatska!

Nenhum comentário:

Postar um comentário