domingo, 13 de julho de 2014

Fim de Festa

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/


Ontem fui dar uma volta no shopping center pouco antes do jogo entre Brasil e Holanda. O estabelecimento estava cheio, afinal o shopping é a "praia do paulistano", mas eu sentia um verdadeiro clima de "fim de festa" no local.

As decorações que fazem referência à Copa do Mundo já estavam sendo retiradas, as lanchonetes não mais faziam divulgação do evento e as lojas de artigos esportivos já estavam liquidando suas camisas de seleções. Mais me lembravam os primeiros dias de janeiro com a cidade acordando das festas de fim de ano.

Foram 32 longos dias de muita expectativa, em ambos os sentidos. Muitos esperavam ansiosamente pelo evento para assistirem aos melhores jogadores do mundo, bons jogos e, claro, curtirem a festa. Outros esperavam pelo pior, seja pelo desempenho ruim de nossa seleção (algo que, infelizmente, se concretizou), seja pelo clima de tensão devido aos protestos que ocorreram há um ano atrás e pelo fato de muitas das obras de infra-estrutura não terem sido executadas da melhor maneira.

Para o bem ou para o mal, a copa foi um sucesso e deixa saudades. Os turistas, de maneira geral, gostaram de nosso país, elogiaram nossa receptividade e a nossa gente. Os jogadores também desfrutaram da estadia em nosso país e, entre um treino e outro, aproveitaram para curtir a vida no Brasil. Que diga Lukas Podolski (foto abaixo), que aparenta ser o mais entusiasmado com nosso país.

E que legado a copa deixa para o Brasil? Se não houvesse dinheiro público investido no evento, acho que não seria necessário exigir que os lucros obtidos fossem revertidos em melhorias sociais e econômicas no país. No âmbito esportivo, ficou bem claro que nossa escola de futebol necessita de mudanças, e mudanças profundas. Gostaria, aliás, que essas mudanças começassem já na segunda metade do Brasileirão 2014, afinal o esporte praticado em nosso campeonato nacional não é muito diferente de nossa seleção.

De qualquer forma, a Copa deixa saudades, nem que seja apenas pelo clima de festa ou pelo privilégio de termos futebol bonito em nossos gramado, algo que, infelizmente, está em extinção no Campeonato Brasileiro.

Nesta semana, sairei novamente e não verei mais as decorações referentes à Copa do Mundo nas ruas ou estabelecimentos comerciais.

A festa acabou.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam

Nenhum comentário:

Postar um comentário