domingo, 27 de julho de 2014

Jogando com o Nome

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc


O São Paulo deve promover hoje a reestreia de Kaká (foto) contra o Goiás, em partida válida pela décima-segunda rodada do Brasileirão 2014. É o retorno do meia após 11 anos longe do Tricolor -o jogador fora negociado com o Milan em 2003.

Pergunta-se: por que o São Paulo traria um jogador caro, com 32 anos de idade, várias lesões no histórico e muitos altos e baixos ao longo da carreira? Kaká é um craque, é verdade, mas decepcionou nos mundiais de 2006 e 2010, além de ter feito exibições apagadas no Real Madrid. De que forma ele poderia contribuir no Soberano?

O primeiro motivo é óbvio: Kaká é bom de bola, mas sua maior contribuição em campo é jogar com o nome. Faz sete anos que ele foi eleito melhor do mundo, mas sua fama ainda impõe respeito em campo por mais tempo que tenha se passado. Os rivais respeitam muito um jogador com a reputação de Kaká e tendem a jogar com muito mais cautela diante de um atleta como ele.

O segundo motivo é o baixo nível do futebol Brasileiro. Kaká já não é mais o mesmo que brilhou em 2007, mas talento não envelhece. Acho que ele ainda pode fazer muita diferença em campo, ainda mais em um campeonato onde o futebol-arte está sendo substituído pelo de resultados. Lembram quando Seedorf jogou no Botafogo entre 2012 e 2013? Ele estava com mais de trinta anos e já era considerado "ultrapassado" em muitos clubes europeus, mas o seu "pouco" em campo foi "muito" nos gramados brasileiros. O volante trouxe valores para o Brasil que estavam esquecidos pelo pragmatismo dos "professores". Penso que Kaká pode fazer o mesmo pelo São Paulo.

Há também o marketing envolvido na contratação. Sabe-se que a presença de jogadores de renome atrai lucro para is clubes e a renda obtida acaba compensando os altos salários destas estrelas. Por que o próprio São Paulo trouxe Adriano em 2008 e Luís Fabiano em 2011? Por que o Corinthians trouxe Ronaldo em 2009 e Pato em 2013? Por que o Santos repatriou Robinho em 2010 e pretende repetir a dose nesta temporada? Porque estes atletas geram receita para as instituições, atraindo patrocinadores interessados em ver as estrelas vestindo suas marcas, vendem muitos produtos relacionados aos atletas e também atraem torcedores para os estádios interessados em ficar próximos aos astros.

Se Kaká vai ou não fazer a diferença nos gramados brasileiros, só o tempo dirá, mas ele deve trazer muitos lucros ao Soberano independente de seu desempenho.


magem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

Nenhum comentário:

Postar um comentário