sexta-feira, 4 de julho de 2014

Com Medo De Quê?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF


O Brasil fez a sua melhor partida desta Copa do Mundo. Errou menos passes, foi bem mais ofensivo, a defesa ofereceu menos espaços e apresentou um pouco mais de coletividade. As modificações que o treinador Luis Felipe Scolari fez surtiram efeito e o Brasil jogou mais bola quando comparado às quatro últimas partidas. Maicon, Paulinho e Fernandinho entraram bem no jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Oscar e Hulk, que andavam contestados, também não deram sossego à defesa colombiana.

A Colômbia, em compensação... De cara, eu pergunto: por que o treinador José Pékerman mexeu no time, ao trocar um atacante por um winger e mudar o esquema do 4-4-2 (adotado com sucesso nas quatro primeiras partidas) para 4-2-3-1? Por que mudar o que estava dando certo para um sistema ainda não usado no mundial? Mais pareceu que a Colômbia estava com medo do Brasil durante todo o primeiro tempo, afinal os Cafeteros levaram pouco perigo ao gol de Júlio César, erravam passes, cometiam muitas faltas e mantiveram-se recuados durante toda a primeira etapa. Felipão até trocou Dani Alves por Maicon para negar espaços a James Rodríguez, mas nem foi necessário: o craque colombiano, deslocado para o centro, teve atuação apagada no primeiro tempo.

O Brasil teve seus méritos, mas a covardia da Colômbia na primeira etapa também contribuiu para que nossa seleção mandasse no jogo.


Não foi uma boa ideia do treinador Pékerman mudar o 4-4-2 para
4-2-3-1: o Brasil teve muitos espaços para jogar e atacar. James
Rodríguez, deslocado para o centro, teve atuação apagada e a
Colômbia jogou muito recuada. Mais coletivo e objetivo, Brasil
infernizou Ospina, abriu o placar com Thiago Silva e continuou
pressionando no primeiro tempo (obtido via this11.com).


No segundo tempo, o treinador José Pékerman corrigiu o erro que havia cometido ao trocar Ibarbo por Adrián Ramos. A Colômbia voltou a jogar do jeito que estava habituada e o jogo ficou um pouco mais equilibrado, mas o Brasil deu um balde de água fria nos Cafeteros com o gol de falta convertido por David Luiz.


Com os dois times no 4-4-2, a Colômbia voltou a ganhar espaço
e o jogo tornou-se mais equilibrado, mas os colombianos
continuaram batendo muito e ofereceram a chance para David
Luiz ampliar de falta (obtido via this11.com).


Ainda eram 22 minutos do segundo tempo quando o Brasil fez o segundo gol, mas Felipão errou ao recuar demais o time e a Colômbia lutou pelo empate. De volta à sua posição favorita, James Rodríguez mostrou todo o seu potencial ao criar as melhores chances de gol e sofrer o pênalti convertido pelo próprio camisa 10.

O Brasil se deixou encurralar e abriu mão da posse da bola, sendo obrigado a cometer mais faltas -uma dela fez Thiago Silva levar o segundo amarelo e desfalcar a Seleção para o próximo jogo. E ainda viu Neymar deixar o campo machucado.


Brasil passa os últimos 20 minutos encurralado e tomando sufoco
dos colombianos. James ataca pelos dois lados, sofre faltas, pênalti
e diminui vantagem brasileira (obtido via this11.com).


O Brasil se classifica com méritos. O futebol ainda não está brilhante, mas melhorou bastante, com o time jogando sem medo dos rivais e com a bola no chão. Que a mentalidade de hoje seja mantida contra a Alemanha na próxima semana.

A derrota da Colômbia não tira os méritos dos Cafeteros até o momento, mas ficou claro que José Pékerman errou ao inventar em uma partida tão importante como esta. Tanto que a Colômbia melhorou bastante quando a formação habitual foi retomada. Talvez o resultado até fosse outro se o treinador tivesse começado no 4-4-2 e com James na esquerda. Mas, ainda assim, espero que ele permaneça no cargo e continue o bom trabalho que vem executando. Um erro, por maior que tenha sido, não pode invalidar tudo o que o treinador conquistou até o momento.

E o jogo terminou legal, com o ex-Benfica, David Luiz, consolando o ex-Porto, James Rodríguez. Os dois se abraçaram bastante e trocaram camisas a despeito de serem adversários. Parabéns aos dois pela atitude! Espírito esportivo é isso aí!


Imagem extraída de https://www.facebook.com/esporteinterativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário