domingo, 20 de julho de 2014

O Brasil de Hoje, a Alemanha de Ontem

Imagem extraída do site oficial da FIVB- http://www.fivb.org/


O Brasil bem que tentou, mas não conseguiu superar os Estados Unidos na final da Liga Mundial 2014. Exceto pela Copa dos Campeões do ano passado, o Brasil está desde 2010 sem títulos fora de seu continente. Parece uma grande crise no voleibol brasileiro, mas de 2010 pra cá, nossa seleção masculina deixou poucas competições de mãos vazias, com muitas medalhas de bronze e de prata.

Imediatamente me lembrei de uma certa seleção do futebol, que não levantava uma taça desde 1996 mas que, de 2002 pra cá, conseguiu muitas medalhas de bronze e também de prata. Até que veio o ano de 2014 e a vez dela chegou.

Sim, queridos leitores. Falo da Seleção Alemã de futebol, aquela que ficou 24 anos sem ganhar uma Copa do Mundo. Houve aquela geração de Jürgen Klinsmann mas ela parou pelo ano de 96. A Mannschaft, apesar disso, manteve sua regularidade e continuou na briga a despeito das crises e do jejum de títulos.

A seleção masculina de vôlei teve aquela geração de Nalbert, Giba e Ricardinho na década passada que ganhou tudo o que disputou. Mas a equipe envelheceu -o primeiro indício se deu nas Olimpíadas de 2008, quando o Brasil foi surpreendido e perdeu o ouro para os Estados Unidos- e, com a mudança da geração, a Seleção não mais conseguiu se manter no topo.

Óbvio que o fato do Brasil ficar tanto tempo sem títulos não é bom. O nosso vôlei mesmo não vai muito bem com tantos clubes fechando as portas, as denuncias de irregularidades na CBV e a divulgação restrita da modalidade pela mídia, o que diminui o interesse do público e também dos anunciantes.


Imagem extraída do site oficial da FIVB- http://www.fivb.org/


As várias oportunidades em que o vôlei brasileiro bateu na trave, no entanto, não podem ser consideradas em vão. Vocês viram como o Brasil derrotou a Rússia com autoridade após dois anos de freguesia? E o 3x0 fantástico sobre a Itália na casa da rival durante as semifinais após várias surras ainda na primeira fase? As derrotas, ainda que dolorosas, possibilitaram que o selecionado brasileiro corrigisse suas falhas, aprendesse com os adversários mais fortes e se aperfeiçoasse no processo.

Com a Seleção Alemã de Futebol não foi muito diferente. A Mannschaft aprendeu com a recente algoz Espanha e praticou um futebol que tinha traços do Tiki-Taka sem, contudo perder a forte defesa que a caracterizou desde os tempos de Beckenbauer ou a verticalização praticada pelo Bayern de Jupp Heynckes.

Mesmo sem títulos, o Brasil manteve-se regular nos recentes torneios e esteve entre os primeiros colocados campeonato após campeonato, lembrando muito a Alemanha no futebol. Não faturaram os troféus mas se mantiveram na briga e ainda trouxeram medalhas.

Não desanimem, portanto, com o desempenho da Seleção Masculina de Vôlei. Eles deram seu melhor em quadra e, se mantiverem a regularidade, terão a taça cedo ou tarde. Exatamente como a Alemanha de Joachim Löw.

Parabéns à Seleção Masculina de Vôlei! Foi um grande campeonato! Vocês deram o seu melhor em quadra! Obrigado por seu esforço! E boa sorte nos próximos campeonatos.


Imagem extraída do site oficial da FIVB- http://www.fivb.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário