quinta-feira, 31 de julho de 2014

Parar Pra Que?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/


Gostaria de saber o que os times brasileiros realmente fizeram durante a pausa para a Copa do Mundo. A maioria dos clubes realizou intertemporada e, em teoria, manteve-se em atividade durante os quase dois meses em que o futebol brasileiro esteve parado.

Dois meses é tempo mais do que suficiente para recuperar atletas lesionados (exceto lesões mais graves, como ruptura de ligamento cruzado), contratar, treinar e acertar o time. Havia tempo, inclusive, para treinar os fundamentos que tanto fazem falta ao futebol brasileiro e que os "professores" tanto reclamam que não conseguem praticar devido ao calendário apertado.

E o que vejo com o retorno do Brasileirão? Observo que pouquíssima coisa mudou desde junho. Os times pouco mudaram seu jeito de atuar e praticamente não saíram do lugar na tabela. Já se passaram três rodadas desde o reinício da competição e tudo parece exatamente como na nona rodada, quando o campeonato parou.

Os treinadores e jogadores sempre têm uma desculpa na ponta da língua para justificarem os maus desempenhos. Uma das respostas-padrão é justamente a falta de tempo para treinarem. Nestes quase 60 dias de paralisação, havia tempo para dar folga aos jogadores e treinar. Então, por que nenhum time mudou seu jeito de jogar? Por que as equipes continuam apresentando as mesmas falhas de outrora? Por que não houve progresso no desempenho dos times?

Nem mesmo os grandes jogos e lances espetaculares exibidos durante a Copa do Mundo serviram para influenciar as partes envolvidas -jogadores, treinadores e dirigentes- a mudarem alguma coisa nos times. Nada foi mudado com relação a maio.

Quase dois meses para mudar algo e praticamente nada mudou. Então, qual o que impede os times de se aperfeiçoarem se não é a falta de tempo para treinar?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário