domingo, 6 de julho de 2014

Louis Van Gaal: Arriscando Tudo

Imagem extraída de https://www.facebook.com/fifaworldcup


Gosto muito do trabalho do treinador Louis Van Gaal. Ele vive às turras com a imprensa, mas ele é um grande técnico. Seus times jogam um futebol belíssimo, com muita velocidade, toque de bola, ofensividade e dinamismo. Isso sem falar que o treinador é bastante ousado em suas escolhas ao aceitar correr riscos em prol de um resultado positivo.

Admito, contudo, que Van Gaal causa arrepios ao seu torcedor com suas escolhas. A zaga holandesa não é muito segura e os laterais marcam pouco. E o treinador deixa sua defesa ainda mais exposta ao optar pela ofensividade em campo.

No último sábado, Van Gaal mostrou, mais uma vez, que seu sobrenome poderia ser "ousadia" ao trocar o goleiro Jasper Cillessen por Tim Krul justamente nas cobranças de pênaltis. E o camisa 23 correspondeu à confiança do comandante ao salvar duas cobranças.

A partida começou com os dois times adotando formações semelhantes com três zagueiros. As propostas, contudo, foram totalmente diferentes: a Holanda buscou o gol o tempo todo enquanto a Costa Rica armou sua equipe para contra-atacar e jogar nos espaços deixados pelo rival.


Ataque contra defesa: Holanda, sem volantes de ofício, ataca com
pressão total enquanto Costa Rica, com uma defesa flexível, abafa
e articula contra-golpes. A despeito disto, os times fizeram um
primeiro tempo equilibrado (obtido via this11.com).


As propostas de ambas as equipes tornaram-se ainda mais evidentes no segundo tempo, quando Robben mostrou toda sua versatilidade e atacou de todas as formas possíveis. Keylor Navas, contudo, também estava em excelente fase a manteve a Costa Rica viva durante toda a segunda etapa.

Os Ticos pareciam conformados em levar o jogo para os pênaltis, enquanto Van Gaal colocou mais atacantes e continuou pressionando.


Cinco atacantes! Van Gaal queria a qualquer custo a vitória no
tempo normal. Mal esperavam os recuados Ticos que a maior
ousadia do comandante holandês viria nos pênaltis...
(imagem obtida via this11.com).


Com a inesperada e ousada substituição final, Van Gaal viu a estrela do goleiro Krul brilhar nas cobranças e garantir a Holanda nas semifinais.

A Costa Rica fica de parabéns mesmo com a derrota. Trata-se de uma equipe que ousou ao enfrentar de igual para igual os grandes campeões da Copa do Mundo. Acabou acuada diante da beleza e ofensividade do futebol holandês, mas isto não tira, em hipótese alguma, os méritos do treinador Jorge Luis Pinto e de seus comandados, em especial o goleirão Keylor Navas e o atrevido Joel Campbell. Parabéns aos Ticos pelo esforço e pelo bom futebol praticado. Que este grande trabalho tenha continuidade e reconhecimento.

O próximo adversário da Holanda será a Argentina, que pratica o Tiki-Taka (estilo derivado do Carrossel Holandês, emulado por Van Gaal) e se assemelha à Holanda ao ter ataque forte mas defesa pouco eficaz.

Será uma briga boa, com muito futebol bonito e ofensividade.


Imagem extraída do Facebook oficial de Robin Van Persie- https://www.facebook.com/RobinvanPersie

Nenhum comentário:

Postar um comentário