sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Bom, o Mau e o Feio

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial


Começando pela parte boa: o Cruzeiro, o único time que joga um pouco de futebol no Brasileirão, goleou o Vitória por 3x1 e segue mais líder do que nunca, com três pontos de vantagem sobre o Corinthians e o São Paulo. Faz tempo que estou escrevendo para que os demais clubes brasileiros se espelhem um pouco na Raposa e mudem seu estilo de jogo, mas os "professores" continuam pensando pequeno e acham que o negócio é ficar com o time todo acuado. Azar o deles. O grande desempenho do time mineiro está aí para provar que precisamos de mudanças radicais em nosso futebol.

O meu São Paulo também está jogando um bom futebol. Ainda não está uma maravilha, afinal o Tricolor ainda comete muitas faltas e recuou demais o time no segundo tempo, quando deveria ter aproveitado e enfiado uma sacola no desfalcado Bahia. O meio-de-campo, no entanto, agrada e o time joga com a bola no chão.

Também tivemos vitórias do Timão sobre o Inter e do Peixe no clássico contra o Verdão (ambas não foram televisionadas em São Paulo).

A parte má: várias grandes equipes parecem com vontade de cair para a Segunda Divisão. O Flamengo, que perdeu em casa para o irregular Furacão, e o Coxa, que perdeu para o ex-lanterna Figueirense, são dou exemplos de times que já foram campeões e estão correndo o risco de queda. O mesmo para o Fogão, que está com sérios problemas financeiros e isto vem afetando o desempenho da equipe.

A parte feia: depois dos mais de trinta dias de Copa do Mundo, é duro voltarmos à realidade de nosso futebol. Estamos com uma escassez danada de talentos e a maioria de nossos times não sabe fazer o básico em campo, como tocar a bola, finalizar, cabecear, se posicionar em campo, ...

Comparem com a Alemanha e a Holanda, que vieram para o Brasil com muitos desfalques importantes e, mesmo assim, fizeram grandes campanhas no mundial porque tinham substitutos à altura dos titulares e não dependiam de um único atleta. A nossa seleção perdeu o Neymar por lesão e o time morreu na semifinal. Se houvesse um talento à altura, talvez fosse possível até irmos à final, mas nossos clubes preferem dar chances a brucutu pela sua estatura em detrimento a um baixinho talentoso.

Estou na torcida para que o futebol apresentado pelas seleções no mundial sirva como influência para os nossos clubes. Quero ver nossas equipes jogando um futebol bonito, e não um monte de brucutus dando botinada. Ou será que a surra que o Brasil levou da Alemanha ainda não foi o bastante para nos conscientizarmos disto?


Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário