terça-feira, 1 de julho de 2014

De Volta Aos Trilhos?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance


Quando a Copa do Mundo 2014 teve início, não botei muita fé na França. Motivo: os Bleus se perderam um pouco após a eliminação da Euro 2012, causada por problemas nos bastidores. Desde então, os franceses foram bastante irregulares nas partidas que antecederam o mundial.

A Copa, contudo, parece ter recolocado os franceses novamente nos trilhos. O futebol voltou a apresentar leveza, toque de bola e alguns bons momentos, como os golaços de Benzema e os dribles do baixinho Valbuena. Vitórias convincentes sobre Honduras e Suíça foram provas de que a França havia recuperado sua confiança e estabilidade.

A partida contra a Nigéria contrastou o estilo mais leve e coletivo da França contra o futebol pesado das Super Águias. O tedioso primeiro tempo terminou em impasse entre os dois estilos, com as equipes se estudando.


França no 4-4-2  troca passes e articula algumas jogadas individuais
com Valbuena. Nigéria no 4-4-2/4-2-3-1 joga na velocidade.
Nenhuma das duas equipes, contudo, parecia melhor em campo
(imagem obtida via this11.com).


Didier Deschamps mudou seu 4-4-2 para um 4-2-3-1/4-3-3 ao trocar Giroud por Griezmann. A França foi mais vertical e conseguiu chegar mais vezes à linha de fundo obtendo mais escanteios ao seu favor, justamente o que ajudou a definir a partida.


Com Griezmann e Valbuena nas pontas, a França conseguiu mais
cruzamentos e, principalmente, escanteios, a jogada que definiu
a partida em favor dos Bleus (obtido via this11.com).


Parabenizo a França pela classificação e também por retomar o futebol leve de outrora. Quem sabe estes jovens não recoloquem os Bleus no topo. Aos nigerianos, por outro lado, eu gostaria que voltassem um pouco ao passado e retomassem aquele futebol alegre e divertido dos anos 90. Foi justamente aquele futebol que nos superou nas Olimpíadas de 1996 e conquistou merecidamente o outro olímpico. Quem sabe não tenha sido justamente isso que tenha faltado às Super Águias em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário