domingo, 13 de julho de 2014

Por Um Fio

Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam



A final foi marcada pela cautela, afinal nenhuma das duas equipes quis se arriscar demais e colocar tudo a perder em uma chance de contra-ataque.

A Alemanha começou perdendo Sami Khedira já no aquecimento. Foi substituído por Christoph Kramer, que também se machucou no decorrer da partida e Joachim Löw teve de queimar uma substituição ainda no primeiro tempo e colocou o atacante André Schürrle. A Argentina, por sua vez, jogou sem Ángel Di María e sua ausência comprometeu o poder de fogo albiceleste.

A Mannschaft foi um pouco mais ousada ao adiantar sua marcação e trocar passes no campo do rival. Argentina contra-atacou com as duas linhas de quatro para tirar os espaços rivais e aproveitou para jogar nas costas dos zagueiros com Lavezzi, Higuaín e Messi. Mas, por algum motivo fora de minha compreensão, o trio perdeu muitos gols no primeiro tempo (foram pelo menos três chances cara a cara com Neuer) e os gols perdidos fizeram falta. Muita falta.

Argentina foi melhor no primeiro tempo e ainda enervou os rivais, que já tinham dois amarelos logo na primeira etapa.


Alemanha, já sem Kramer, troca passes no campo do rival, mas
oferece muito espaço para os contra-ataques dos rivais.
Argentina joga nas costas dos zagueiros com seu trio de atacantes
mas perde muitos gols fáceis (imagem obtida via this11.com).


A Alemanha melhorou no segundo tempo ao atuar com mais velocidade, mas os espaços deixados pela marcação adiantada obrigaram Neuer a sair da área novamente e jogar como "líbero". A Argetnina, por sua vez, parecia satisfeita com o empate e trocou o meia Enzo Pérez pelo volante Gago. Aumentou sua defesa, mas sacrificou sua criatividade, obrigando os atacantes a buscarem a bola lá atrás.


Alemanha troca Klose por Götze, Müller volta a ser o "falso 9"
e Alemanha pressiona mais no segundo tempo. Argentina continua
jogando nas costas dos zagueiros, mas os atacantes são obrigados
a voltar mais vezes para buscar a bola (obtido via this11.com).


No tempo extra, os jogadores não aguentavam mais correr. O esgotamento era visível. Mesmo assim, Mario Götze -que entrou no fim do segundo tempo normal- estava com fôlego e fez o gol do título aproveitando uma jogada de Schürrle.


Sem pernas, os dois times ficaram trocando passes, mas Götze,
mais descansado, conseguiu vazar o goleiro Romero no segundo
tempo extra e deu o tetra à Alemanha (obtido via this11.com).


A Argentina ainda esboçou uma reação final, mas a Alemanha conseguiu segurar o ímpeto albiceleste e conquistou o tetra.

Considerei a partida bastante equilibrada, mas acho que o título ficou em boas mãos com a Alemanha, que foi um pouco mais ousada em sua proposta de jogo. A Argentina tinha um futebol bonito, mas teve pouca ousadia e pecou nas finalizações. Ainda assim, ficam registradas minhas congratulações ao treinador Alejandro Sabella e ao seu elenco. O time foi ótimo, jogou um belo futebol, mas pecou ao deixar Messi muito recuado e jogar com muitos volantes.

A Alemanha colhe os frutos de um grande trabalho, que inclui investimento nas categorias de base, planejamento, melhoria dos campeonatos nacionais, persistência no trabalho do treinador Joachim Löw e a adoção de um futebol bonito e ofensivo, substituindo aquele jogo pesado e robótico do passado. Parabéns, Mannschaft! Vocês são campeões com méritos!

Por fim, gostaria de exaltar a atitude da Presidenta Dilma Rousseff que, mesmo sabendo que provavelmente seria vaiada por alguns torcedores, foi ao estádio, deu a cara à tapa e cumpriu a formalidade ao entregar a taça ao capitão Lahm.

Não concordo totalmente com a forma que a Presidenta governa, mas gostei de sua coragem ao vir a público no Maracanã mesmo diante da possível hostilidade. Vale lembrar que o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, não abriu os Jogos Pan-Americanos de 2007 após ter sido vaiado por torcedores. Nossa Seleção e o técnico Felipão também deixaram rapidamente o gramado após a derrota para a Holanda no jogo de ontem provavelmente para evitarem as vaias.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam

Nenhum comentário:

Postar um comentário