quinta-feira, 24 de julho de 2014

Paz

Imagem extraída do Facebook oficial Edin Džeko- https://www.facebook.com/edindzeko/


Ainda estou ensaiando para escrever um texto para homenagear meu ídolo Edin Džeko (à esquerda na foto). Ele e Aleksandar Kolarov (à direita na foto), seu amigo e colega de Manchester City, nasceram em países que já foram inimigos no passado. Hoje os dois jogadores unem forças para que nunca mais haja confrontos na antiga Iugoslávia.

Uma imagem, contudo, vale mais do que mil palavras. Bósnios e sérvios não apenas podem conviver pacificamente como também podem ser amigos. Edin e Aleks treinam juntos, jogam juntos, concedem entrevistas juntos e se divertem juntos.

Observando as atuais animosidades entre nações, quase sempre motivadas pelo nacionalismo exacerbado, fico pensando como a amizade entre Aleks e Edin é exemplar, não apenas para o futebol, mas também para todos os países. Eles nasceram em meio a confrontos também motivados pelo nacionalismo, deixaram as diferenças de lado e hoje lutam para que a tragédia que marcou o passado de ambos nunca mais aconteça.

"... Tento mostrar a crianças que a origem do nome não é importante, assim como se somos muçulmanos ou católicos. Quero mostrar que o mais importante é ser um bom homem, uma boa mulher. Vejam Aleksandr. O que é importante para mim é que alguém seja uma boa pessoa, e ele é um bom homem. Não é importante se ele vem da Sérvia, apesar do que aconteceu entre os países. Não importa se ele é da Croácia, de Gana, da Bósnia ou da Inglaterra" (Edin Džeko).


Imagem extraída do Facebook oficial Edin Džeko- https://www.facebook.com/edindzeko/


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário