terça-feira, 29 de julho de 2014

Ele Voltou!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/


Felipão está de volta ao Grêmio. Quase duas semanas após deixar a Seleção Brasileira, o treinador gaúcho foi anunciado pelo Imortal, clube onde ele ficou famoso nos anos 90 ao conquistar muitos títulos, incluindo uma Copa do Brasil (1994), uma Libertadores (1995) e um Brasileirão (1996).

Felipão, à essa altura, já deve ter sido apresentado e já deve conceder suas primeiras entrevistas como treinador do Grêmio, substituindo Enderson Moreira que caiu no último domingo após o Tricolor perder em casa diante do Coritiba.

É fato que Felipão é um treinador que tem história e identificação com o Grêmio. Mas também é fato que Felipão não é o tipo de treinador que o Imortal precisa para brigar pelos títulos.

Enderson Moreira estava escalando o Grêmio com três volantes e sua equipe era muita raça para pouco futebol, e Felipão é um treinador cujo estilo não difere muito do antecessor. As únicas vantagens de Scolari com relação a Enderson são o seu passado vitorioso e que o treinador gaúcho sabe motivar sua equipe.

Felipão merece reconhecimento pela sua história gloriosa no Grêmio, mas os dirigentes não podem usar o passado como projeção para o futuro. Os cartolas, como a maioria dos brasileiros, preferem a "segurança" de um caminho já trilhado ao invés de arriscarem novas possibilidades.

As críticas que faço à escolha de Felipão nada têm a ver com seu recente fracasso na Seleção Brasileira, e sim pelo fato de que ele dificilmente mudará o estilo de jogo do Grêmio. Ele apenas deve mudar alguns jogadores, talvez a formação tática e deve continuar apostando no jogo defensivo de seu antecessor.

Espero estar errado com tudo o que escrevi aqui e que o treinador me surpreenda da melhor forma possível. Uma equipe da grandeza do Grêmio merece algo melhor do que apenas uma vaga na Copa Sulamericana.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/MeuGremio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário