quarta-feira, 9 de julho de 2014

As Formigas e o Leão

Imagem extraída de https://www.facebook.com/AFASeleccionArgentina/


As formigas são animais diminutos que poderiam ser facilmente pisoteadas por um leão. Um formigueiro inteiro, contudo, poderia ferir gravemente ou até mesmo matar um leão, dependendo da toxicidade de seus ferrões.

As frases acima ilustram mais ou menos a maneira como os pequenos argentinos conseguiram deter os grandes holandeses. Era óbvio que a Oranje tinha atletas muito mais altos e mais fortes que a Albiceleste, mas Alejandro Sabella, adotando um estilo de marcação semelhante ao do compatriota Jorge Sampaoli pelo Chile, conseguiu deter os grandalhões holandeses na superioridade numérica, fazendo com que dois ou mais jogadores cercassem os rivais europeus e os impedissem de jogar, como se vê na foto.

Os jogadores argentinos pareciam estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando a bola estava no campo de ataque, todo o time avançava. Quando a redonda ficava no campo de defesa, todos os argentinos recuavam e formavam duas linhas de quatro para tirar o espaço dos holandeses. E o time sul-americano trocava passes para desarticular a marcação rival.


Argentina no ataque: linha de zaga próxima ao meio-de-campo
(imagem obtida via this11.com).


Talvez pela força da marcação albiceleste, a Holanda foi mais tímida em campo do que de costume. Não foi tão agressiva como havia sido contra os rivais anteriores. Mesmo Robben teve atuação apagada durante o primeiro tempo. Aliás, percebi uma certa cautela por parte dos holandeses desta vez, tanto que o volante Nigel De Jong voltou a figurar entre os titulares.


Argentina na defesa: duas linhas de quatro e marcação dupla
nos jogadores de ataque holandeses. A Holanda foi mais tímida
em relação às partidas anteriores e praticamente só jogava com
Robben, Sneijder, Kuyt e Van Persie quando tinha a bola
(imagem obtida via this11.com).


A Argentina havia sido visivelmente superior no primeiro tempo. Mais posse de bola, mais chances criadas e marcação mais eficiente. Holanda queimou duas substituições logo no começo da segunda etapa, com De Jong (lesionado) dando lugar a Clasie, e Martins Indi (amarelado) saindo para a entrada de Janmaat. A Oranje voltou mais agressiva e o jogo tornou-se mais aberto, com muitas chances criadas por ambas as equipes.


Jogando no 4-2-3-1, a Holanda tornou-se mais ofensiva, mas
disponibilizava apenas quatro jogadores para o ataque.
Argentina no 4-4-2 faz marcação dupla nos atacantes e mantem
uma linha de meio-campistas para dificultar a recomposição de
bola holandesa (imagem obtida via this11.com).


A partida foi para a prorrogação. Ambas as equipes tinham muitas semelhanças a despeito dos estilos diferentes -defesas não muito seguras e estilo ofensivo. Ficou a expectativa para que Van Gaal colocasse o goleiro Tim Krul novamente para as cobranças de pênaltis, mas ele utilizou sua última substituição para a entrada de Klaas-Jan Huntelaar. Sabella também queimou sua última troca no tempo extra, trocando Lavezzi por Maxi Rodríguez.

O equilíbrio se manteve nos dois tempos extras, com a Argentina trocando passes e a Holanda articulando jogadas velozes com Robben e Kuyt. Os goleiros Cillessen e Romero, no entanto, trabalharam bem e garantiram a igualdade.


Os dois times após as substituições no tempo extra. A Holanda
aparentava estar um pouco melhor, mas a Argentina conseguia
tirar os espaços de Kuyt e Robben com marcação dupla. Os dois
wingers holandeses trocavam de lado para confundir a marcação
argentina, mas sem sucesso (obtido via this11.com).


Nos pênaltis, Romero conseguiu salvar as cobranças de Sneijder e Vlaar, garantindo a Albiceleste na final. A Holanda, que poderia ter sido mais ousada, enfrentará o Brasil no sábado na disputa pelo bronze.

Aliás, lamento justamente que o treinador Van Gaal, que se notabilizou pelas suas ousadias, tenha sido conservador contra a Argentina. Os sul-americanos, que foram mais ofensivos em campo, conquistam sua vaga com méritos.

Mesmo com as críticas, parabenizo as duas equipes. Vocês jogaram no ataque, apresentaram um futebol bonito e alegraram as minhas tardes. Que o estilo de vocês seja copiado e aprimorado pelas próximas gerações!


Imagem extraída de https://www.facebook.com/AFASeleccionArgentina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário