terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Alemanha de Pernas pro Ar

Imagem extraída do Facebook oficial do Borussia Dortmund- https://www.facebook.com/BVB/



Que o melhor futebol do mundo atualmente é o alemão, ninguém discute, sobretudo após as aulas de futebol que o Bayern e a Seleção Alemã nos deram recentemente.

Quem está acompanhando o Campeonato Alemão, no entanto, deve estar estranhando, e muito, o desempenho das grandes equipes.

O Bayern vai muito bem, obrigado, liderando com folga na Bundesliga 2014-15, com quatro pontos à frente do vice-líder Borussia Mönchengladbach e sem nenhuma derrota por enquanto.

É estranho, no entanto, ver equipes do porte de Borussia Dortmund, Werder Bremen, Hamburger (ou Hamburgo) e Schalke 04 na parte de baixo da tabela. Todas as equipes mencionadas estão entre as maiores vencedoras do Campeonato Alemão. E o Dortmund e o Hamburger ainda foram campeões europeus.

Pensei, em princípio, que se tratavam de problemas relacionados à Copa do Mundo, levando-se em conta que atletas convocados tiveram férias reduzidas em decorrência do mundial deste ano e muitos deles perderam boa parte da pré-temporada. Seria um caso totalmente aplicável ao Dortmund e ao Schalke 04, mas não aos demais mencionados que cederam poucos atletas às seleções. E ainda temos o Bayern, que cedeu inclusive jogadores que são banco, como Shaqiri.

Perda de atletas importantes? Isto só se aplicaria ao Dortmund que perdeu Lewandowski para o Bayern e está com o departamento médico lotado. Os demais times promoveram verdadeiras faxinas em seus elencos e, em princípio, não têm grandes desfalques.

Crise? Apenas o Hamburger, que está mal das pernas desde a temporada anterior.

Não há, portanto, uma teoria que explique o mau momento de todos os clubes ao mesmo tempo, embora um amigo do trabalho acredite que os grandes clubes europeus planejem arrancadas apenas na metade da temporada, por volta de fevereiro ou março. É possível que as equipes ainda não tenham atingido seu "pico" de desempenho.

A paciência de torcedores e dirigentes, no entanto, têm limites e três treinadores já caíram na temporada. No Bremen, saiu Robin Dutt e entrou o ucraniano Viktor Skrypnyk. No Schalke, caiu Jens Keller e assumiu o italiano Roberto Di Matteo. No Hamburger, Mirko Slomka deu lugar a Josef Zinnbauer. E a lista pode aumentar com Jürgen Klopp sendo muito contestado com o mau início do Dortmund.

Ainda há 24 longas rodadas pela frente e muita água vai rolar até junho de 2015 quando a temporada termina, mas um quarto do campeonato já foi. É bom os clubes reagirem o quanto antes...



Imagem extraída do Facebook oficial do Schalke 04- https://www.facebook.com/S04/

Nenhum comentário:

Postar um comentário