terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vitória e Recorde. E o Planejamento?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Antes de mais nada, parabéns ao meu São Paulo pela vitória de ontem sobre o Goiás, e também ao goleiro e capitão Rogério Ceni por mais um recorde alcançado. O arqueiro ontem atingiu a marca de 590 vitórias por um mesmo clube, superando a marca do meia galês Ryan Giggs que possui 589 pelo Manchester United.

O Tricolor, apesar dos tropeços, é um bom time, não depende mais tanto da bola parada, não atua mais no pragmatismo, troca mais passes e encanta o torcedor, seja pelo bom futebol apresentado, seja pelo bom elenco.

O São Paulo, no entanto, consegue alternar grandes exibições como a de ontem com momentos de apatia, como foi contra a Chapecoense na última quarta-feira. E ainda quase sempre deixa a peteca cair no segundo tempo, o que permite que rivais consigam empatar ou mesmo virar. Ontem mesmo, o Tricolor não voltou do intervalo tão vibrante como fora no primeiro tempo e viu o Goiás crescer na segunda etapa. Felizmente, Kardec fez o terceiro gol e jogou um balde de água fria na reação esmeraldina.

O treinador Muricy Ramalho melhorou muito com relação à sua passagem de 2006-2009. O "Muricibol" foi substituído por um lindo jogo coletivo, ofensivo e de troca de passes. Para ficar melhor, penso que o treinador poderia fazer como o Bayern em 2012-13 e promover rodízios em sua equipe, afinal o São Paulo tem condições de montar duas equipes em bom nível.

Há algum tempo, acreditava que o melhor a ser feito é jogar sempre com o mesmo time para que a equipe sempre tenha entrosamento, assim como Paulo César Caju escrevia em sua coluna. Hoje percebo o quanto a sequencia de jogos é pesada para os times brasileiros, tornando os atletas propensos a lesões e desgastes. Isso sem falar nas convocações que, por culpa da CBF, tiram os atletas mais importantes em jogos decisivos.

Com um pouco de planejamento, o Tricolor poderia minimizar os desgastes, jogar em bom nível em todas as competições disputadas e ainda suprir eventuais desfalques.



São Paulo FC 4-2-2-2 football formation
A "equipe titular" do São Paulo armada no 4-2-2-2, com
o "quadrado mágico" composto por Pato, Ganso, Kardec
e Kaká (imagem obtida via http://www.footballuser.com).



O banco de reserva do Tricolor possui boas opções e elas poderiam suprir sem problemas eventuais desfalques, bastando que os atletas tenham ritmo de jogo.



São Paulo FC 4-2-3-1 football formation
Um possível "time B" para o Tricolor, armado no 4-2-3-1.
Essa era a formação adotada pelo São Paulo no Paulistão
e também antes da pausa para a Copa do Mundo. Os dois
wingers ajudariam na marcação, oferecendo consistência ao
sistema defensivo (obtido via http://www.footballuser.com).



Já estamos em fim de temporada e creio que o time não terá mudanças a curto prazo, mas para 2015, gostaria que fosse feito um planejamento para melhor uso dos atletas, inclusive os do banco, prevendo eventuais perdas para convocações, lesões, suspensões ou vendas de jogadores. Como dizem por aí, um craque não pode ficar no banco.



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário