sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Novatos e Novidades

Imagem extraída do Facebook oficial do Hoffenhein- https://www.facebook.com/achtzehn99/



Dunga anunciou ontem a lista dos 23 convocados que disputarão os amistosos contra a Turquia em Istambul no dia 12 de novembro e contra a Áustria em Viena no dia 18 de novembro.

Sobre os adversários, não há muito o que comentar. A Turquia não possui mais aquela equipe de sucesso da década passada, quando conquistaram o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2002 e chegaram às semifinais da Euro 2008. Seus atletas mais conhecidos são o volante Nuri Şahin (do Borussia Dortmund), os wingers Arda Turan (Atlético de Madrid) e Hamit Altıntop (ex-Bayern, atualmente no Galatasaray) e o meia Emre Belözoğlu, atual capitão e remanescente daquela geração da década de 2000. A Áustria, por sua vez, há muito tempo não disputa um mundial (o último foi em 1998 na França) e jogou apenas uma Eurocopa, a de 2008. Seu atleta mais conhecido é o lateral-esquerdo David Alaba, do Bayern. Os próximos dois amistosos, portanto, não devem oferecer grandes desafios à nossa Seleção.

O treinador Dunga promoveu mudanças em relação à última convocação. Os atletas que atuam no Brasil não foram chamados para alívio dos clubes. Já escrevi e repito: bastava que a CBF e a CONMEBOL adequassem seus calendários às chamadas "datas FIFA" para que o problema fosse resolvido. O jogador quer ter a honra de defender as cores de seu país e o treinador tem o direito de convocar quem quiser. Isso só cria um atrito desnecessário entre as partes envolvidas.

Os atletas convocados foram:


Goleiros:
Diego Alves (Valencia)
Rafael Cabral (Napoli)
Neto (Fiorentina)


Zagueiros:
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
David Luiz (Paris Saint-Germain)
Miranda (Atlético de Madrid)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)


Laterais:
Danilo (Porto)
Filipe Luís (Chelsea)
Alex Sandro (Porto)
Mário Fernandes (CSKA)


Volantes:
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Rômulo (Spartak)
Casemiro (Porto)


Meias:
Oscar (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Roberto Firmino (Hoffenheim)


Atacantes e Wingers:
Neymar (Barcelona)
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk) 
Lucas Moura (Paris Saint-Germain)
Willian (Chelsea)


As únicas convocações que não concordei foram as de Luiz Gustavo (muito faltoso) e a de Rômulo (era presença constante na "Era Mano Menezes", mas pouco correspondia às expectativas).

As partidas da Champions realizadas nesta semana parecem ter influenciado o treinador, o que justificaria as convocações de Luiz Adriano e Douglas, ambos com atuações elogiadas na goleada sobre o BATE Borisov. Dunga também ofereceu chances para dois goleiros jovens (Rafael e Neto, com 24 e 25 anos, respectivamente) provavelmente visando uma renovação para a posição, lembrando que Jefferson, Cavalieri e Victor estão com mais de 30 anos.

A convocação mais surpreendente foi a do meia Roberto Firmino (foto acima). Ele é pouco conhecido aqui no Brasil e atua no Hoffenhein da Alemanha desde os 18 anos, após uma curta passagem pelo Figueirense. Também surpreendeu a convocação do volante Casemiro, ex-São Paulo. Ele fez parte das seleções de base, mas esta é a primeira vez que figura na equipe principal. Ele era um bom volante e foi injustamente criticado no Tricolor.

A julgar pelas convocações, Dunga deve alterar a formação do time de 4-2-3-1 para 4-4-2 ou 4-2-2-2, embora alguns dos meias convocados possam atuar pelos flancos.

Boa sorte à Seleção e que o bom futebol prevaleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário