sábado, 4 de outubro de 2014

Tecnologia Já!

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/


Juízes e bandeirinhas são seres humanos como qualquer um de nós e também erram. A questão, no entanto, é quando esse erro prejudica o desenrolar da partida e interfere diretamente no resultado do jogo.

Mesmo na última Copa do Mundo eu presenciei erros que tiveram interferência em resultados de jogos. A partida entre Brasil X Croácia, por exemplo, não houve pênalti em Fred quando o jogo ainda estava 1x0 para a Hrvatska. Ou o que dizer daquela mordida de Suárez em Chiellini? A Itália, com um a menos, perdia por 1x0 para o Uruguai e acabou eliminada da copa pelo placar, mas o resultado poderia ter sido outro se o juiz tivesse visto a agressão de Luisito ao zagueiro italiano.

Há quem diga que o jogo ficaria "chato" com o uso da tecnologia. Dizem que o futebol também é "interpretação". Há quem diga que a tecnologia causaria desemprego aos homens do apito. Há até quem afirme que a "malandragem" faz parte do jogo -obviamente, quem afirma isso, desconhece que existe uma tênue diferença entre ser malandro e ser desonesto.

Eu, por outro lado, vejo apenas vantagens no uso da tecnologia. Isso só ajudaria o árbitro a resolver problemas em lances duvidosos. Até porque é muito difícil para um juiz e dois bandeirinhas ficarem de olho em 22 atletas em campo, fora as interferências que vêm do banco de reserva, das arquibancadas ou seja de onde quer que seja.

Árbitro não ficaria desempregado coisa nenhuma. Ele simplesmente seria treinado para o uso das ferramentas ou realocado para outra função em campo. Os recursos tecnológicos viriam para facilitar a vida dos homens do apito.

Por que em esportes como o tênis, o vôlei ou o automobilismo, que usam câmeras para a solução de lances duvidosos, ninguém reclama do emprego da tecnologia? Porque todo mundo sabe que esses recursos ajudam na resolução de problemas além de tornar disputas mais justas.

Para quem acha que os erros de arbitragem são "normais", que "fazem parte do jogo" e que isso "não passa de reclamação de time chorão", saiba que hoje o equívoco pode prejudicar o time adversário, mas amanhã é o seu time que pode ser prejudicado com as falhas dos homens de apito.



Leia mais:

ESPN- Com ironias e 'veto' a críticas, chefe da CBF garante: 'Temos os melhores árbitros do mundo': http://espn.uol.com.br/noticia/444401_com-ironias-e-veto-a-criticas-chefe-da-cbf-garante-temos-os-melhores-arbitros-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário