domingo, 12 de outubro de 2014

Este Bronze Valeu Ouro

Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/



O Brasil venceu a Itália e ficou com o bronze no Mundial. Nossas meninas fizeram uma campanha digna de aplausos, presentearam o espectador com grandes jogadas e mostraram sua força em quadra.

A partida contra a Itália foi dura, complicada. Nossas meninas começaram vencendo os dois primeiros sets sem grandes dificuldades. Parecia que o bronze cairia no colo de nossas atletas.

Nossa Seleção, contudo, voltou a apagar no 3º set e permitiram a reação das donas da casa. O 8º jogador, a torcida italiana, se animou com a reação e passou a pressionar nossas meninas.

A oposta Diouf, com seus 2,02m, parecia carregar o time nas costas. Apenas a camisa 17 e a veterana Del Core ofereciam perigo efetivo contra o Brasil no envelhecido time italiano.

O Brasil aceitava o ataque adversário e se apresentava apático novamente. O brilhante Zé Roberto, desta vez, errou ao não mexer na equipe quando muitas de suas peças não mais funcionavam. Fê Garay, Thaísa e a capitã Fabiana erravam muito no 3º e no 4º set. Pareciam ter sentido a reação italiana somada à pressão da torcida.

A jovem ponteira Gabi, com apenas 20 anos e 1,76m de altura, entrou no tie-break e fez toda a diferença em quadra. Ela deu a vida e a alegria que o Brasil havia perdido nas duas últimas parciais.

Acabou a partida. Lágrimas dos dois lados. De um lado, a capitã Fabiana era totalmente emoção. Chorava aos prantos tamanha a tensão e emoção da partida. Um bronze inédito que foi comemorado como um ouro. 

A jovem Diouf, do outro lado, também era só lágrimas, mas de frustração. As italianas estavam muito perto de conseguirem o prêmio de consolação para sua animada torcida, mas esbarraram na valentia das chinesas no sábado e na força brasileira no domingo. Fica aqui, no entanto, registrado meus parabéns à talentosa Diouf e à Seleção Italiana, que tiveram seus esforços reconhecidos pela platéia e deixaram o ginásio aplaudidas.

O Brasil venceu a Itália por 3x2 sets, com parciais de 25/15, 25/13, 22/25, 22/25 e 15/7. Diouf foi a maior pontuadora com impressionantes 31 pontos. Pelo Brasil, Sheilla foi a maior com 21 tentos.



Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/



Na final, os Estados Unidos tiveram de suar a camisa para vencerem as esforçadas chinesas. Vitória norte-americana por 3x1 sets e parciais de 27/25, 25/20, 16/25 e 26/24. Ting Zhu (China) e Kimberly Hill (Estados Unidos) foram as maiores pontuadoras da partida com 15 e 20 pontos, respectivamente.

Ficam registrado os meus parabéns às norte-americanas pelo título. Estas atletas estão no auge de suas formas físicas, fizeram jus à imensa tradição que possuem no vôlei e têm muito talento em quadra. Parabéns também às chinesas, uma geração jovem, esforçada, talentosa e que datá muitos frutos no futuro.

As melhores atletas da competição não haviam sido anunciadas até a publicação desta resenha.



Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/



O Brasil deixa a Itália de cabeça erguida. A medalha de bronze, de maneira alguma, desmerece a brilhante campanha de nossas jogadoras e do vitorioso treinador José Roberto Guimarães.

Ainda não foi desta vez que conquistamos o mundial feminino, mas temos uma base sólida e talentosa para as próximas competições, como a Copa do Mundo (outro título inédito até o momento) em 2015 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 que, aliás, é o grande objetivo deste ciclo.

Parabéns Fabiana, Dani Lins, Carol, Adenízia, Thaísa, Jaque, Gabi, Tandara, Natália, Sheilla, Fê Garay, Fabíola, Camila Brait, Léia e Zé Roberto! Vocês fizeram bonito na Itália e nós brasileiros reconhecemos seus esforços e talentos! Bola pra frente que em 2015 tem mais!



Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário