quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Futebol com Conteúdo

Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Afonsinho/



Pouco tinha ouvido falar do ex-meia Afonsinho (foto). Soube dele apenas através de Paulo César Caju, que vivia fazendo menções a ele em seu antigo blog no Jornal da Tarde.

Ex-meio-campista do Botafogo e médico, Afonso Celso Garcia Reis ficou conhecido por sua luta pelo passe livre, quando entrou na justiça para ser dono dos próprios direitos federativos. Também ficou conhecido pelo seu grande engajamento político.

Afonsinho escreve para a revista Carta Capital desde 2012, quando assumiu a grande responsabilidade em substituir o finado Sócrates na coluna do ex-corinthiano. As semelhanças entre Afonsinho e Sócrates, aliás, são muitas: ambos dividiram a vida profissional entre a medicina e o futebol e ambos tiveram (o verbo vai para o presente no caso de Afonsinho) grande engajamento político. Talvez, fosse interessante compará-lo a Tostão, também médico, ex-jogador e colunista da Folha de São Paulo.

A coluna de Afonsinho possui uma pegada mais política, lembrando o texto de Juca Kfouri, que também faz o elo entre política e esporte. Há comentários a respeito do desempenho de times e jogadores, mas sem deixar de fazer o link entre o esporte e política, sociedade ou economia.

Afonsinho é um tipo de jogador em extinção no cenário nacional, com atletas muito mais preocupados em ganhar fama e dinheiro ao invés de utilizar o esporte para finalidades mais construtivas. Poucos jogadores como Alex Cabeção e Paulo André demonstram esse tipo de esclarecimento no cenário esportivo.

Vale dar uma lida na coluna de Afonsinho, afinal o futebol também é cultura, algo que este médico e ex-atleta possui de sobra e compartilha com o leitor através de seus textos.

O link para sua coluna na Carta Capital é http://www.cartacapital.com.br/colunistas/afonsinho. Não deixe de conferir!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Afonsinho/



Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário