sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Experiência FC

Imagem extraída do Facebook oficial do Coritiba- https://www.facebook.com/coritibaoficial/



Pelo menos até segunda ordem, o meia Alex (foto acima) e o goleiro Rogério Ceni (foto abaixo) deixarão os gramados no final do ano. Gostem ou não, os dois são craques e tiveram grande importância no futebol como um todo.

Alex, com 37 anos, e Rogério, com 41, não têm mais o mesmo vigor da década passada, mas ainda impressionam em campo.

Alex, mesmo convivendo com as lesões e as limitações da idade, joga o que muitos jovens talentosos não jogam. Ele enxerga o jogo, cria as melhores chances de gol do Coxa e, muitas vezes, parece carregar a sua equipe nas costas. Ele é lembrado com muito carinho pelos torcedores de Fenerbahçe, clube turco que defendeu entre 2004 e 2012, e chegou a ser homenageado com uma estátua pelos dirigentes da entidade, tamanho o seu sucesso e importância por lá.

Rogério, detentor de inúmeros recordes e títulos (incluindo uma Copa do Mundo e dois Mundiais de Clubes), continua impressionando pela precisão nas cobranças de falta (sua marca registrada) e pelas suas defesas. Assim como Alex, ele briga com as lesões e as limitações da idade, mas compensa com sua experiência e liderança em campo.

Vendo como Rogério e Alex ainda se destacam apesar da idade, pensei como há trintões brilhando em nossos gramados mesmo em final de carreira. Uma teoria do grande Paulo César Caju é de que o nosso futebol está tão ruim que os nossos "velhinhos" acabam se destacando por saberem tratar bem uma bola mesmo em fim de carreira. Faz sentido.

Pensando nisso, reuni alguns atletas que nasceram até 1980 e que se destacam (ou se destacaram em tempos recentes) no futebol brasileiro e montei uma seleção de veteranos, com Rogério e Alex inclusos.



"Experiência FC", formada apenas por atletas que nasceram
até 1980, armada no 4-4-2 (obtido via this11.com).


LÉO MOURA (Flamengo): já foi considerado o melhor lateral-direito em nossos gramados no final da década passada. Ainda consegue ser decisivo em campo, mas também vem travando duras batalhas contras as lesões.

LÚCIO (Palmeiras): ainda mostra-se um bom zagueiro e confere solidez defensiva à zaga palmeirense. Foi o capitão da equipe durante boa parte do primeiro semestre.

JUAN (Internacional): seguro nos desarmes e com boa saída de bola. A zaga colorada sente a sua falta -ele está se recuperando de lesão no momento.

ZÉ ROBERTO (Grêmio): já foi volante, meia e agora foi testado na lateral-esquerda por Felipão. E com sucesso. Está com 40 anos, mas mostra-se em excelente forma física e continua desfilando talento em campo.

JOSUÉ (Atlético Mineiro): não vem atuado com tanta frequência, mas sua participação foi fundamental na conquista da primeira Libertadores pelo Galo.

PAULO BAIER (Criciúma): óbvio que esta seleção não estaria completa sem Paulo Baier. Aos 40 anos, ele é o mestre das bolas paradas. O Criciúma, muitas vezes, se limita a arrumar uma falta perto da área só pra ele bater...

DANILO (Corinthians): foi fundamental em 2012, quando o Timão ganhou a Libertadores e o Mundial Interclubes. Hoje ele é banco, mas ele continua decisivo nos clássicos.

LUÍS FABIANO (São Paulo): é mais raça do que técnica, mas ele tira da manga alguns dribles, algumas jogadas individuais e boas finalizações.

BORGES (Cruzeiro): hoje ele é banco, mas ele teve participação fundamental no título brasileiro da Raposa no ano passado.


Poderiam ainda constar: Dida (Inter), Émerson Sheik (Botafogo), Prass (Palmeiras), Durval (Sport), entre outros.

Se você tiver sugestões, escreva nos comentários!



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário