sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dois Gênios em Caminhos Opostos

Imagem extraída do Facebook oficial do Olympique de Marseille- https://www.facebook.com/OM/



Eu fiquei muito animado no começo da temporada europeia quando soube que o argentino Marcelo "El Loco" Bielsa (foto acima) e o holandês Louis Van Gaal (foto abaixo) estavam com empregos novos.

Bielsa e Van Gaal foram contratados pelo Olympique de Marseille e pelo Manchester United, respectivamente, após os fracassos das duas equipes na temporada 2013-14, quando ficaram de fora da Champions League. O Marseille pouco pôde fazer diante dos magnatas PSG e Monaco ou da leveza do Lille, enquanto o United, mesmo com as contratações milionárias de sempre, parece ter sentido a saída do treinador Sir Alex Ferguson e acabou na modesta sétima colocação.

Os dois clubes resolveram contratar treinadores que apostam no futebol ofensivo e bem jogado. Bielsa é um treinador conhecido por sua obsessão pelo futebol e sempre monta equipes que trocam muitos passes, enquanto Van Gaal, sempre criticado por sua rigidez, trouxe de volta a essência da Laranja Mecânica na última Copa do Mundo. Nem preciso escrever o quanto gosto do trabalho dos dois.

O trabalho dos dois treinadores, contudo, seguiu por caminhos totalmente opostos. Passados dois meses do início da temporada, Bielsa parece ter acertado o Olympique. O time de Marselha lidera a Ligue 1 com folga após oito rodadas -está com 19 pontos, quatro à frente do vice-líder Lille. Já Van Gaal ainda não conseguiu acertar totalmente os Red Devils mesmo com os reforços de peso (Falcao García, Di María, Blind, Marcos Rojo, ...) o que mostra que o problema do clube não era o treinador nem o elenco. O United está, de novo, na sétima posição após seis jogos e com a metade dos pontos do líder Chelsea, que possui 16.

Ainda há muito chão pela frente e muita água vai rolar até junho de 2015, quando a atual temporada europeia termina, mas alguma coisa precisa ser feita no Manchester United, afinal os problemas vêm desde a temporada passada, e, pelo que tenho observado, eles nada têm a ver com o elenco ou com o treinador. O time ensaia uma reação com a vitória na última rodada, mas ainda falta algo. Pelo Marseille, espero que a equipe não se acomode na liderança e continue trazendo alegrias a seu torcedor.

Bielsa e Van Gaal são grandes treinadores, possuem filosofias de jogo exemplares e priorizam o futebol bonito. Pelo bem do esporte bretão, espero que eles tenham muito sucesso nesta temporada.



Imagem extraída do Facebook oficial do Manchester United- https://www.facebook.com/manchesterunited/

Nenhum comentário:

Postar um comentário