sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Uma Mensagem à Portuguesa

Imagem extraída de https://www.facebook.com/portuguesaoficial/



Triste, mas há poucas chances da Portuguesa se safar do rebaixamento para a Série C. Na lanterna com apenas 21 pontos em 31 jogos, restando sete rodadas para o fim do Brasileirão e a 14 pontos do 16º colocado, as chances da Lusa se salvar são praticamente nulas.

A Portuguesa foi rebaixada para a Série B no ano passado após perder pontos com a escalação irregular do meia Héverton. De lá pra cá, o clube paulista travou dezenas de batalhas judiciais contra a CBF para reaver os pontos -sem sucesso- e ainda fez uma campanha totalmente pífia na Série B, complementada pela constante mudança de treinadores, algo que jamais salvou equipe alguma.

Não vejo nenhuma salvação a curto prazo para a Lusa, senão aceitar o destino e pensar no futuro.

Se os dirigentes a Portuguesa me permitem, faço algumas sugestões para que o clube possa, ao menos, recuperar sua dignidade ainda que a longo prazo.


1- Enxugar as finanças e buscar investidores para o clube

2- Investir nas categorias de base

3- Investir em infra-estrutura para o clube

4- Nada de trocar de treinador a cada quatro rodadas. O técnico precisa de estabilidade e tranquilidade para montar e entrosar uma equipe.

5- Convidar antigos ídolos para ajudar na administração do futebol. Eles poderiam trabalhar como treinadores de divisões de base, gerentes de futebol, olheiros, etc.


Parte destas medidas foram as que o ex-meia Juninho Paulista adotou pelo Ituano, campeão paulista deste ano. O cartola pegou um clube em frangalhos e tratou de buscar investimento para reerguer a entidade. O Ituano hoje tem categorias de base, CT, pessoal (nutricionista, preparador físico, médico, etc) e colheu os frutos do investimento em 2014 após anos de luta.

Se o modesto Ituano conseguiu se reerguer com tal modelo, por que a Portuguesa, que já foi um dos maiores clubes do Brasil, não poderia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário