sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A Seleção Precisa de Sangue Novo

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Dunga voltou a convocar Robinho, que estava esquecido desde a segunda metade da "Era Mano Menezes", e agora Kaká (foto) após lesão de Ricardo Goulart. Os dois são bons de bola -o Robinho é habilidoso e o Kaká sabe pensar uma boa jogada- mas já estão com 30 e 32 anos respectivamente.

O treinador da Seleção Brasileira, aliás, convocou um monte de jogadores cujas idades estão na casa dos 30 anos.

Eu não tenho nada contra os veteranos, muito pelo contrário: tenho muito apreço a eles. Alex Cabeção (Coritiba), Alex Raphael (Inter), Paulo Baier (Criciúma) e os próprios Robinho e Kaká ainda fazem a diferença nos gramados brasileiros apesar de terem 30 anos ou mais.

O problema, no entanto, é que daqui a quatro anos Robinho estará com 34 anos e Kaká terá 36. Isso quer dizer que eles dificilmente terão como jogar a próxima Copa do Mundo. Isto até seria possível -Klose e Buffon disputaram o último mundial com 36 anos e jogaram muito bem- mas é pouco provável que tenham condições físicas para isto. Klose e Buffon, portanto, foram duas exceções, e não regras.

A manutenção destes jogadores nos amistosos significa que farão parte da base da Seleção. Não é errado, mas não é o que o Escrete Canarinho precisa para o momento.

A Seleção precisa se renovar, se reinventar. Tudo o que tentamos nos últimos três mundiais foi em vão. Demonstramos apatia em 2006, jogamos muito mal em 2010 e levamos 7x1 da Alemanha em 2014. Mesmo assim, os cartolas sempre apostaram no mesmo tipo de treinador, que se valem muito mais da "eficiência" do que o ataque ou o jogo coletivo. À exceção da Itália em 2006, os mundiais que o Brasil perdeu foram vencidos por seleções com as características que nos faltaram em campo.

O Brasil, para começar, deveria mudar todo o time e dar uma chacoalhada geral na equipe. Um resultado tão elástico como um 7x1 não se dá por um único erro e sim por uma somação de equívocos que vão desde o goleiro até o presidente da federação. Como não dá para mudar tudo da noite para o dia, o mínimo deveria haver é uma mudança drástica no elenco.

Dunga, na contramão disso tudo, manteve muitos dos atletas que jogaram o mundial e convocou jogadores que dificilmente terão idade para jogar a próxima copa.

Se o objetivo é fazer com que Kaká e Robinho transmitam experiência, então que seja convocado um elenco predominantemente jovem com atletas de 25 anos ou menos e sem os jogadores que disputaram a última copa -esses, a meu ver, já tiveram sua chance de aprendizado e amadurecimento. Poderiam ser testados Renato Augusto, Ganso, Marcos Rocha, Rhodolfo, Manoel, Walter (que não é titular, mas é bom de bola) e outros na mesma faixa de idade.

Ou então, admite que nosso futebol faliu e que não somos mais capazes de formar novos talentos, ficando para sempre presos aos nossos ídolos do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário