terça-feira, 21 de outubro de 2014

Bravo, Lazio!

Imagem extraída do Facebook oficial da Lazio- https://www.facebook.com/SSLazioOfficialPage/



Bati palmas para a bela iniciativa da Lazio, clube italiano que conta com atletas albaneses e sérvios em seu elenco.

Albânia e Sérvia, dois países situados na Península Balcânica, possuem um grande histórico de animosidades. E a relação entre os dois países voltou a se complicar no final dos anos 90 com a Guerra do Kosovo, quando a Albânia declarou forte apoio à independência kosovar, enquanto a Sérvia revindica soberania sobre o território.

Houve, durante a semana passada, um incidente durante o jogo entre Sérvia e Albânia (válido pelas Eliminatórias da Euro 2016), quando um drone carregando uma bandeira albanesa sobrevoou o estádio onde a partida era realizada. O atacante sérvio Aleksandar Mitrović retirou a bandeira do objeto o que gerou reação dos atletas albaneses. Torcedores sérvio invadiram o gramado causando uma confusão generalizada e a partida foi suspensa. A UEFA avalia punições às duas seleções em decorrência do tumulto.

Dias após o ocorrido, a Lazio reuniu seus atletas sérvios e albaneses para uma sessão de fotos. O objetivo, segundo o presidente do clube, é demonstrar que o futebol tem muito a ensinar à política. Demonstrar como os atletas, em campo, superam as divergências entre seus países de origem e atuam como uma verdadeira equipe.

Posaram para as fotos (da esquerda para direita na foto acima) o zagueiro/volante Lorik Cana (albanês-kosovar), o atacante Filip Đorđević (sérvio), o goleiro Etrit Berisha (albanês-kosovar), o lateral Dušan Basta (sérvio) e o goleiro Thomas Strakosha (albanês).

Divergências político-diplomáticas deveriam ficar restritas aos governantes e não deveriam repercutir no esporte, que representa a união entre os povos. O futebol, aliás, deveria ser um meio de se aproximar os diferentes povos e as diferentes culturas, inclusive aquelas que possuem diferenças entre si.

Em um clube, atletas de diferentes nacionalidades são obrigados a conviver e a trabalhar juntos, e isto é dever profissional. Do contrário, não há união no elenco e o time perde.

Que o exemplo dos atletas da Lazio seja seguido por todos, não apenas no esporte, mas também entre todas as pessoas no mundo.

Bravo, Lazio!



Imagem extraída do Facebook oficial da Lazio- https://www.facebook.com/SSLazioOfficialPage/



Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário