sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Brasil Vai Ganhar, mas Não Vai Empolgar

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



Brasil e Argentina entrarão em campo amanhã cedo para a realização do Superclássico das Américas. A partida, excepcionalmente, será realizada em jogo único em solo chinês e contará com os jogadores que atuam na Europa -em 2011 e 2012, apenas atletas que atuavam nos dois países jogavam e a disputa era em duas partidas, uma em solo argentino e outra em solo brasileiro.

Dunga declarou que espera que o Brasil "jogue bonito" contra os eternos rivais, mas acredito que isso dificilmente acontecerá.

Motivo? O treinador e, principalmente, os dirigentes precisam do resultado como uma maneira de apagar de vez a perda do hexa e, com isso, acalmar os críticos que se tornaram muito mais ferozes ao nosso futebol após os 7x1 diante da Alemanha. Uma derrota ou mesmo um empate seriam suficientes para explodir de vez uma crise em nosso futebol. Ao contrário de outras eliminações em copas do mundo, esta última não foi muito bem digerida pelo torcedor e pela mídia, e com razão.

A Argentina possui um ótimo time e deve jogar no toque de bola, estilo adotado pelo treinador Tata Martino. Os hermanos, no entanto, possuem algumas desvantagens, como o tamanho de seus atletas e as atuações irregulares de Messi.

Vários volantes grandões foram convocados justamente visando explorar as fraquezas dos argentinos. Os brasileiros devem atuar muito no jogo aéreo ou nos contra-golpes velozes aproveitando os espaços deixados pelo ataque albiceleste e usando os carregadores de piano como ferramenta para isto.

Dunga, como treinador, perdeu apenas uma vez para a Argentina, durante os Jogos Olímpicos de 2008. E sempre utilizou as mesmas armas para superá-los na vitória, com o time marcando e contra-atacando muito.

Gostaria muito que o Brasil aproveitasse a oportunidade para reconstruir seu time, montar uma equipe renovada para 2018 e resgatasse sua tradição de jogar bonito, mas a pressão pelo resultado a curto prazo e a rivalidade acirrada contra a Argentina dificilmente permitirão que isto aconteça amanhã.

Espero estar errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário