domingo, 3 de novembro de 2013

A Falha Fatal do Santos

Imagem extraída do Facebook oficial de Paulo Henrique Ganso- http://www.facebook.com/phgansooficial

Como esperado, o Santos não foi mais o mesmo sem Neymar. Apresentou alguns lampejos de bom futebol neste semestre, mas o desempenho do time é totalmente irregular e não há muitas perspectivas para este final de 2013. Não obstante, a renda com a bilheteria dos jogos caiu desde a saída do garoto de cabelo moicano.

Uma das grandes falhas dos cartolas santistas foi justamente investir demais em Neymar. Todo o restante do clube, contudo, parece ter sido sacrificado em prol do menino da Vila. O departamento de futebol feminino (que já chegou a ter a craque Marta) e o de futsal (que contou com o lendário Falcão) deixaram de existir. Também não vi mais nenhum garoto das bases ser preparado para suceder a joia do Peixe e dar continuidade ao ciclo. Cometeu-se a mesma falha quando o clube perdeu Diego e Robinho.

O que mais lamento, contudo, foi o tratamento que o clube teve com o meia Paulo Henrique Ganso. É verdade que o atleta desfalcou demais o time em decorrência de suas frequentes lesões. Temos de concordar, no entanto, que Ganso é um excelente meio-campista. Gostem ou não, ele é um craque, tem visão de jogo e sabe passar a bola como poucos aqui no Brasil.

Sabemos que o principal motivo da saída de Ganso do Santos foi o desentendimento entre a diretoria do Peixe com o grupo DIS, que empresariava o atleta na época. Cartolas e empresários não chegavam a um acordo salarial para o atleta, que acabou indo para o São Paulo.

Eu, no lugar dos cartolas santistas, teria oferecido o desejado aumento a Ganso. Parece uma loucura dada a grande propensão do jogador se lesionar, mas ele é um meia de rara inteligência capaz de decidir uma partida. Além disso, sua amizade com Neymar era um grande diferencial em campo, possibilitando que os talentos dos dois atletas se combinassem e se completassem. E o meia não aparentava nenhum ciúme ou inveja do parceiro: a amizade entre os dois sempre falava mais alto. Vale também mencionar que qualquer investimento feito em Ganso teria retorno: valorizado, o meio-campista poderia render milhões de Euros aos cofres do Peixe, seja pelo marketing, seja por uma eventual transação com um clube europeu, o que compensaria qualquer salário astronômico.

Que nada: os dirigentes jogaram a questão para a torcida e o jogador foi taxado de "mercenário". Optou-se pela solução mais fácil ao invés de fazer um investimento que certamente traria muitos retornos ao clube praiano. Ou, por acaso, a venda de Neymar não trouxe algum lucro líquido ao Santos, a despeito dele receber um salário estimado em R$ 1 milhão no Peixe?

Imagem extraída do Facebook oficial de Paulo Henrique Ganso-http://www.facebook.com/phgansooficial

Eu acredito que se os dirigentes santistas tivessem sido mais razoáveis com Ganso, hoje o Santos poderia estar em situação um pouco melhor na tabela ao contar com o talento do meia em campo. Ou então, o paraense teria rendido um lucro astronômico ao Peixe em uma possível negociação envolvendo algum grande clube europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário