sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Escala Colômbia-Portugal

Imagem extraída do Facebook oficial de Facao García-
http://www.facebook.com/pages/Falcao/221940704484621

É verdade que o Porto perdeu muito de suas forças nesta temporada 2013-14 -deixaram o clube João Moutinho e James Rodríguez- e o time vai patinando na Champions League -está em terceiro lugar no Grupo G com quatro pontos em quatro jogos e atrás de Atlético de Madrid (12) e Zenit (5). No Campeonato Português, ao menos, os Dragões são líderes com 23 pontos em 7 partidas disputadas e nenhuma derrota até o momento.

O time azul e branco deve a sua força a muitos talentos vindos da América do Sul. Argentinos (Otamendi e Lucho González), brasileiros (Helton e o "Polvo" Fernando), uruguaios (Fucile) e, principalmente, colombianos fazem ou fizeram muito sucesso pelo time português. Não é exagero dizer que o Porto foi a porta de entrada no continente a grandes craques da atual Seleção Colombiana.

Já passaram pelo clube nomes como Falcao García, Fredy Guarín e James Rodríguez. Atletas, estes, que formam a espinha dorsal do ataque colombiano e contribuíram com a boa campanha de sua seleção nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014. Foi uma segunda posição conquistada com relativa tranquilidade.

Falcao, Guarín e Rodríguez já deixaram o Estádio do Dragão e foram em busca de consagração em outras ligas, mas todos eles começaram suas carreiras na Europa atuando pelo Porto, com exceção de Guarín que começou sua carreira no Velho Continente pelo Saint-Étienne antes de jogar pelos Dragões.

O Porto, atualmente, conta com o meia Jackson Martínez (que já vem sendo sondado por outros gigantes da Europa) e com Juan Fernando Quintero, uma nova aposta dos portugueses com apenas 20 anos. Espera-se que o jovem meio-campista possa repetir o sucesso de seus compatriotas no time azul e branco.

O treinador José Pekerman deve boa parte do sucesso desta boa geração de atletas ao FC Porto. E se depender do desempenho de Martínez e Quintero, muitos outros craques colombianos virão a Portugal repetir o sucesso de seus conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário