sábado, 9 de novembro de 2013

Uma Difícil Decisão

Imagem extraída de http://www.facebook.com/lucasmouraoficial

Consta que o meia-atacante Lucas Moura estaria interessado em retornar ao Brasil. O ex-são paulino, sob a condição de reserva no Paris Saint-Germain, estaria preocupado com um eventual corte na Seleção Brasileira para a Copa 2014. Os indícios de que isto poderia acontecer se deram já na última convocação para os amistosos contra Chile e Honduras, quando o camisa 29 ficou de fora.

A saída do ex-lateral Leonardo (que intermediou a vinda do atleta ao PSG), a contratação do atacante Edinson Cavani e a mudança de treinador (saiu Carlo Ancelotti e chegou Laurent Blanc) relegaram Lucas à condição de "reserva de luxo" para o jogador uruguaio. O atleta custou cerca de R$ 108 milhões aos cofres do PSG.

Sobre a convocação de Felipão, podemos dizer que seus critérios são no mínimo duvidosos. Foram convocados Júlio César (que disputa a Série B da Premier League), Luiz Gustavo (que era reserva do Bayern e já foi expulso duas vezes na temporada pelo irregular Wolfsburg) e Willian (que é bom jogador, mas ainda não é titular absoluto no Chelsea).

As informações sobre o retorno de Lucas ao Brasil são contraditórias. Há fontes que afirmam que o atleta não quer voltar. Outras afirmam que o Fluminense e o próprio São Paulo desejam contar com o futebol do atleta em 2014.

Honestamente, acho difícil que o atleta venha ao Brasil. Ele teria, antes de mais nada, aceitar reduzir seus vencimentos -nenhum clube aqui no Brasil tem condições de pagar o que o jogador ganha pelo milionário PSG. Lucas teria, também, tomar muito cuidado com sua forma física: a grande maioria de jogadores que vêm ao Brasil após passagem na Europa é sempre muito propensa a lesões. Basta ver os casos de Renato Augusto e Luis Fabiano. E, por fim, não há garantia de que o jogador voltaria a ser convocado em caso de retorno ao Brasil.

Lucas ainda é muito novo -está com 21 anos- e ainda terá condições de disputar muitas copas pela Seleção. Ele ainda nem jogou uma temporada completa na Europa -chegou no meio da temporada 2012-13. É normal, portanto, que ele ainda não tenha convencido totalmente em campo.

Eu acredito que ele será emprestado a algum clube "menor" na Europa. Se for o caso, gostaria de vê-lo no Valência, Real Sociedad, Athletic Bilbao, Borussia Mönchengladbach, ou qualquer outra equipe de futebol leve. Nesse tipo de equipe ele teria plenas condições de aprimorar suas habilidades -passe, coletividade, visão de jogo- além de acrescentar velocidade e boas jogadas individuais pela direita ao clube que contratá-lo.

Se ele, de fato, voltar ao Brasil, espero que venha ao meu Tricolor. Seria um grande reforço. Mas acho que ele só voltaria ao São Paulo no caso do Soberano se classificar à Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário