segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Grandes Investimentos que Não Deram Frutos

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo FC-
http://www.facebook.com/saopaulofc

Grandes contratações sempre são vistas com bons olhos. Os torcedores sempre ficam empolgados com nomes de peso em seu time de coração, os colegas de elenco vêem a chance de se valorizarem ao lado de atletas consagrados e os dirigentes têm a possibilidade de aumentarem as receitas explorando a imagem dos astros. Grandes nomes mesmo em fim de carreira são sempre bem-vindos nos clubes brasileiros.

Trazer estes atletas, no entanto, sempre tem desvantagens. O valor das transferências é quase sempre muito alto, os salários costumam ser muito elevados e a maioria destes jogadores é sempre muito propensa a lesões. E, em alguns casos, o desempenho dos jogadores nem sempre compensa o investimento, como foi o caso de alguns atletas.

O meu Tricolor trouxe o zagueiro Lúcio como grande contratação para a temporada. O experiente defensor manteve as características que o consagraram, com pouca técnica compensada com muita raça e liderança em campo. O ex-capitão da Seleção Brasileira, no entanto, acabou por se desentender com os treinadores Ney Franco (reclamou por ter sido substituído) e Paulo Autuori (que afastou o atleta do elenco). Não obstante, Lúcio foi considerado culpado pela eliminação do São Paulo ante o Atlético Mineiro na Libertadores deste ano -o jogador foi expulso no jogo de ida em partida válida pelas oitavas-de-final.

O Corinthians pagou fortunas para tirar Alexandre Pato do Milan e Renato Augusto do Bayer Leverkusen. Os dois atletas tiveram um desempenho empolgante no primeiro semestre, mas vem sendo muito contestados nesta segunda metade do ano. Pato é acusado por muitos por fazer marketing demais e gols de menos -o atacante paranaense vem sendo constantemente vaiado pelo próprio torcedor. E a situação piorou com o pênalti perdido contra o Grêmio. Já o meio-campista joga bem, mas vem passando mais tempo no departamento médico do que em campo e já foi chamado de "chinelinho" por alguns torcedores.

O Flamengo repatriou o ex-gremista Carlos Eduardo. O meia, no entanto, não vem sendo aproveitado e já há especulações de que o jogador será devolvido ao Rubin Kazan no final do ano, o que vem gerando grandes polêmicas acerca do destino do atleta.

Houve alguns casos, contudo, em que houve retorno ao clube a longo prazo, como Valdívia no Palmeiras (quem não se lembra quando o Mago foi contestado pelo torcedor por causa das seguidas lesões e das acusações de que o atleta estaria forçando uma saída?), Fred no Fluminense (o jogador perdeu muitos gols e se lesionou muito até merecer sua vaga na Seleção Brasileira) e Ganso no São Paulo (o ex-santista só começou a jogar efetivamente após a vinda de Muricy). Talvez fosse necessário ter um pouco mais de paciência com os atletas mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário