quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Precisava Disso?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

O Uruguai deu um verdadeiro baile na Jordânia na tarde de ontem (horário de Brasília) e aplicou uma goleada de 5x0 na seleção do Oriente Médio. O jogo de volta será na quarta-feira, às 21:00h (horário de Brasília) no Centenário.

Foi um belo resultado, é verdade, mas sejamos francos: o que aconteceu que o Uruguai não conseguiu se classificar diretamente para a Copa do Mundo a despeito da Celeste atravessar uma boa fase e de contar com uma boa geração de atletas?

O Uruguai, juntamente com o São Paulo, é o único time "raçudo" que eu aprecio. Não joga um futebol bonito, mas tem a minha torcida e simpatia. Também gosto do futebol de alguns jogadores uruguaios, em especial do polêmico Luisito Suárez, que une a técnica à garra.

Honestamente, acredito que o Uruguai irá carimbar seu passaporte para o Brasil na próxima quarta-feira, mas o desempenho abaixo do esperado serve de aviso ao técnico Óscar Tabárez e aos seus comandados: o time uruguaio não pode se apoiar apenas na raça e na força de seus atletas. O time precisa de criatividade, técnica e ofensividade se quiser algo mais do que fazer turismo no Brasil em 2014. Argentina, Colômbia e Chile, os três primeiros colocados nas Eliminatórias Sul-Americanas, se classificaram com tranqulidade graças a um futebol ofensivo, leve e coletivo. Isso sem falar na boa geração de craques, como Messi (Argentina), Falcao García (Colômbia) e Vidal (Chile).


Imagem extraída de http://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

Vou torcer para que o Uruguai se classifique e faça um bom desempenho em 2014. Eu, obviamente, espero que uma equipe que jogue um futebol bonito seja campeã, mas é inegável o carisma e a vontade de vencer dos uruguaios. Eles merecem algo mais do que serem meros coadjuvantes aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário