sábado, 2 de novembro de 2013

Um Líder de Respeito

Imagem extraída do Facebook oficial do Arsenal-
http://www.facebook.com/Arsenal

O Arsenal não parece ter sentido a eliminação da League Cup durante a última terça-feira ante o vizinho e rival Chelsea em pleno Emirates Stadium. Prova disso: os Gunners tinham um jogo muito difícil contra o Liverpool neste sábado e, mesmo assim, a equipe londrina pressionou o time da terra dos Beatles.

Gostei muito da escalação feita pelo treinador Arsène Wenger, que tirou um volante para colocar mais um meia-armador. A opção foi claramente pelo toque de bola e pela ofensividade, mesmo tendo pela frente um adversário tradicional como o Liverpool.


Arsenal no 4-3-3/4-1-4-1 com dois armadores (Özil e Ramsey) e
dois alas/atacantes (Rosický e Cazorla). Os Gunnes mantiveram
a posse da bola e pressionaram o Liverpool durante toda a
partida (obtido via this11.com).


Há algumas semanas eu havia dito que a liderança do Arsenal na Premier League deveria ser festejada com prudência e não com euforia, afinal os Gunners ainda não haviam enfrentado um rival de peso na competição -apenas o irregular Tottenham, que há anos alterna bons e maus momentos. O adversário de hoje, contudo, atravessa boa fase, estava invicto há quatro partidas e vinha demonstrando claramente que a crise de temporadas anteriores está ficando para trás. Wenger surpreendeu hoje ao trocar o tradicional 4-2-3-1 por um 4-3-3/4-1-4-1 e jogou um tremendo balde de água fria na equipe de Brendan Rodgers ao triunfar pelo placar de 2x0 (gols de Cazorla e Ramsey).

Não é de hoje que o Arsenal conta com um bom elenco, mas nesta temporada há muitos bons meio-campistas. Alguns que gostam de jogar com a bola no chão (Rosický, Özil e Cazorla) e outros que têm a leveza e a movimentação como característica (Walcott, Oxlade-Chamberlain, Ramsey e o lesionado Podolski). Dá muito gosto de ver os Gunners em ação.

A vitória também abriu uma vantagem confortável na liderança: o Arsenal agora está com 25 pontos -cinco a mais que o Chelsea e o Liverpool (segundo e terceiro colocados respectivamente, ambos com 20 pontos).

O Arsenal ainda tem muitos jogos pela temporada, mas nada como uma vitória convincente sobre um grande rival para dar moral e, ao mesmo tempo, apagar a eliminação de terça-feira.

Em tempo: acabei de ler que o meio-campista Aaron Ramsey pode atuar tanto na marcação quanto na armação -o que os ingleses chamam de "box-to-box midfielder". Mas o galês está fazendo muitos gols para ser um volante típico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário