segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Nada Garantido

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo-
http://www.facebook.com/saopaulofc

São Paulo, Atlético Paranaense, Ponte Preta e Flamengo entraram em campo com a cabeça nas suas competições mata-mata que garantem vaga na Libertadores 2014. Era até esperado que apresentassem futebol fraco (o meu Tricolor, inclusive, entrou em campo com reservas) e obtivessem resultados fracos neste final de semana.

No entanto, os times precisam se conscientizar de que apenas um time terá direito à vaga e em um campeonato de mata-mata nem sempre o melhor time vence.

O São Paulo ainda tem chances matemáticas de ir ao G-4, embora eu acredite que isso será impossível na prática. No entanto, é bom lembrar de que não se pode subestimar a Ponte Preta (que o diga o Corinthians em 2012) e que ainda há mais um adversário na final -o Lanús da Argentina ou o Libertad do Paraguai. Enfrentando um adversário em má fase como o Fluminense, o ideal seria não vacilar para não perder pontos que podem fazer falta na reta final.

O Furacão vacilou diante do Botafogo e permitiu a aproximação de um rival direto. O time paranaense ainda foi ultrapassado na tabela pelo Grêmio e pelo Goiás e caiu para a quarta colocação. E é bom tomar cuidado, pois se um time brasileiro vencer a Sulamericana, o quarto colocado perde a vaga para disputar os playoffs da Libertadores.

Ponte Preta e Flamengo abriram mão do Brasileirão para se concentrar no mata-mata. A situação dos dois clubes, no entanto, é a pior possível e há risco real de rebaixamento para ambos. Muitos rivais diretos como Portuguesa, Criciúma, Fluminense e Bahia venceram seus jogos e complicaram a situação da Macaca e do Mengo. Eu acho que não adianta nada disputar a Libertadores e ter de jogar a Série B em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário