quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Novo Doutor da Bola?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/coritibaoficial

Cada vez que eu leio ou assisto a uma entrevista do meia Alex, sinto aumentarem as minhas esperanças de que o futebol brasileiro vai mudar em todos os sentidos. E mudar para melhor.

Qual a situação de nosso futebol atual? A organização dos campeonatos visa apenas o lucro e não a qualidade das partidas ou a saúde dos atletas. Nossos jogadores estão jogando um futebol cada vez mais violente e burocrático: não mais fazemos jus às cinco estrelas que ostentamos sobre o brasão da CBF. Não temos mais infra-estrutura adequada e disputamos partidas naqueles gramados horríveis e estádios vazios. E os atletas aceitavam tudo isso passivamente. Até agora...

Tudo começou quando Alex concedeu aquela magnífica entrevista ao jornal Lance em agosto deste ano, De lá pra cá, mais atletas passaram a exteriorizar seu descontentamento com a situação do futebol atual. Somando-se tais insatisfações, foi nascendo o Bom Senso FC, que já conta com mais de 70 adeptos.

Pela suas atitudes e engajamento, Alex me faz lembrar o saudoso Sócrates, outro atleta dotado de esclarecimento e consciência política. O Doutor da Bola, mesmo durante a sombria época da Ditadura Militar, era conhecido por suas conversas de cunho político nos vestiários. E o irmão de Raí participou de movimentos em prol da democracia. Talvez ainda seja prematuro compararmos as atitudes de Alex com as de Sócrates, mas vejo muitas semelhanças entre o Bom Senso FC e a Democracia Corinthiana apesar de algumas óbvias diferenças no contexto político dos movimentos.

Vou fazer das palavras do jornalista Benjamin Back (do jornal Lance) as minhas: gostaria muito que o Doutor da Bola estivesse vivo. Sócrates certamente veria com bons olhos as manifestações que eclodiram aqui no Brasil durante a Copa das Confederações (da quais eu lamento não ter participado de corpo presente), bem como o Bom Senso FC e o Atletas pelo Brasil (movimento formado por Raí, Guga, Ana Moser e outros que revindicaram por melhorias no esporte pelo Brasil).

Alex é um atleta de raro esclarecimento e consciência política. Quem sabe o camisa 10 do Coritiba não ocupe o trono que ficou vazio com o falecimento de Sócrates.

Leia mais:

IG- Alex confirma reunião com CBF e Globo e comenta gasto público para a Copa: http://esporte.ig.com.br/futebol/2013-10-28/alex-confirma-reuniao-com-cbf-e-globo-e-comenta-gasto-publico-para-a-copa.html

Carta Capital- “Precisamos envolver os jovens atletas”: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/201cprecisamos-envolver-os-jovens-atletas201d-4671.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário