quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vamos Melhorar Nossos Transportes?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo-
http://www.facebook.com/saopaulofc

O transporte no Brasil precisa melhorar em todos os sentidos. As revindicações levantadas pelo Movimento Passe Livre em junho deste ano são totalmente válidas, uma vez que pagamos muito caro para recebermos em troca um transporte coletivo de baixa qualidade. Ao mesmo tempo, nossa malha ferroviária nacional ainda é muito tímida e temos muitos rios navegáveis que são pouco utilizados. Poderíamos desafogar ruas e rodovias se investíssemos mais nos coletivos, trens (urbanos e ferrovias), hidrovias e aeroportos.

Melhorias no transporte também seriam benéficas aos times brasileiros. Em nosso território caberiam países como Alemanha, Suíça, Itália e Espanha. E ainda sobraria espaço, tamanha a extensão territorial brasileira.

Os atletas precisam de deslocar por centenas de quilômetros para disputar o Campeonato Brasileiro, independente da divisão. Se você duvida, vá ao Google Maps e calcule o deslocamento de Porto Alegra até Recife. É a distância que o Internacional teria de percorrer para enfrentar o Náutico, e vice-versa.

Viagens são sempre um grande desgaste para o atleta e quanto maior a distância percorrida, mais tempo o jogador terá de ficar confinado em um ônibus ou avião. Acaba sendo muito cansativo tanto na ida quanto na volta. E esse cansaço, por menor que seja, acaba interferindo no rendimento do atleta.

Em campeonatos regionais, o problema passa a ser outro: falta de acessibilidade às cidades do interior. Muitas vezes, a cidade que vai receber o jogo não tem aeroporto e parte do trajeto precisa ser feito de ônibus. Isso acrescenta pelo menos mais uma hora no deslocamento e representa mais desgaste para o time. "Bastaria obrigar o time da casa a mandar a partida em uma cidade mais acessível", você diz. Sou contra esse tipo de restrição, para mim é direito do clube poder jogar em sua casa, por mais inacessível que ela seja.

O que eu escrevo aqui não serve apenas para oferecermos mais conforto aos nossos atletas. Também serve para oferecermos infra-estrutura aos nossos ilustres visitantes que virão ao nosso país para a Copa do Mundo 2014. O mínimo que se espera para um evento dessa magnitude são boas condições: segurança, cortesia e conforto. E o transporte deveria receber atenção especial dada a extensão territorial do Brasil.

Dizem que o Brasil é o País do Futebol, mas não vejo melhorias no transporte, nem mesmo em prol do nosso amado esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário