sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Série B É Mais Importante que Libertadores?

Imagem extraída do Facebook oficial do Corinthians-
http://www.facebook.com/corinthians

A pergunta feita no título desta resenha parece absurda, mas é o que eu sinto por parde de alguns que defendem a saída de Tite e o retorno de Mano Menezes ao Corinthians.

Tite, nesta passagem pelo Corinthians, ganhou Paulistão (2013), Brasileirão (2011), Libertadores (2012), Mundial (2012) e Recopa (2013). Mano, entre 2008 e 2010, levantou troféus no Paulistão (2009), Copa do Brasil (2009, ironicamente ao derrotar o próprio Tite) e Brasileiro Série B (2008). Ou seja, nem dá para comparar o desempenho do atual comandante com o antigo.

Em termos de futebol, trocaríamos seis por meia-dúzia, uma vez que ambos os treinadores armam suas equipes no mesmo e retrancado esquema tático (ver ilustrações abaixo). Para mim, não vale a pena trocar um treinador que não curte futebol bem jogado por outro que pensa da mesma forma. Se for para trazer o Mano, é melhor renovar o contrato com Adenor Bacchi por mais um ano.

A bronca de alguns corinthianos com Tite tem seus fundamentos: o "professor", em sua obsessão por defender, não tira seus volantes do meio-de-campo. O resultado é que os atacantes precisam vir buscar a bola lá atrás e chegam sem fôlego na hora de finalizar. Isso sem falar que Douglas, o atual armador, fica muito sobrecarregado e basta marcar o camisa 10 para matar o esquema do treinador gaúcho.


Comparação entre o Corinthians campeão do Mundial em 2012 (esquerda)
e o atual (direita). Em ambos os casos, dois atacantes "de ofício" são obrigados
a voltar para marcar. Em 2012, o volante Paulinho ajuda Danilo na armação, o que
diminui um pouco sua responsabilidade na criação de jogadas. Em 2013, Douglas
fica sozinho na posição, uma vez que Guilherme e Ralf são mais marcadores
do que criadores (obtido via this11.com

Mano Menezes, por outro lado, contou com um atleta muito fora de série, Ronaldo. Mesmo visivelmente fora de forma e já em fim de carreira, o Fenômeno ainda fazia a diferença em campo. Além dele, Elias e o próprio Douglas eram destaques na equipe em 2009. O treinador gaúcho, no entanto, também seguia a mesma filosofia de seu conterrâneo e não abria mão de seus "intocáveis" volantes.


O Corinthians campeão da Copa do Brasil de 2009. Elias, que é
meia de origem, alternava funções de armador e marcador, auxiliando
Douglas no meio. Jorge Henrique, Dentinho e André Santos
ajudavam em campo com movimentação em campo (obtido via this11.com).  
Com toda a honestidade: se a ideia seria trazer Mano de volta, por que o Timão desmontou o time que o treinador gaúcho armou entre 2008 e 2010? O Corinthians não renovou com Chicão e Jorge Henrique neste ano, além de não ter feito nenhum esforço para trazer Elias de volta.

Acho que os dirigentes do Corinthians cometeriam uma grande injustiça ao demitirem Tite para colocar Mano Menezes em seu lugar. Seria o mesmo que trocar os títulos da Libertadores e Mundial por um do Brasileirão da Série B. Além disso, pouco mudaríamos no time: continuaríamos tendo aquele monte de volantes de sempre e sacrifícios da criatividade em prol da marcação.

Leia mais:

Blog do Neto- Ingratidão com o Tite: http://blogdoneto.blogosfera.uol.com.br/2013/11/14/ingratidao-com-o-tite/

Globo Esporte -Tite não terá contrato renovado, e Mano volta ao Corinthians em 2014: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/tite-nao-tera-contrato-renovado-e-mano-volta-ao-corinthians-em-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário